Com que frequência o profissional de PLD-FT deve se capacitar?

Confira respostas para algumas perguntas frequentes sobre capacitação profissional em PLD-FT

Qual é a importância da capacitação para os profissionais da área de PLD/FT?

As atividades a cargo da área responsável pela gestão de PLD/FT exigem que os seus profissionais tenham um profundo conhecimento dos produtos e serviços oferecidos pela instituição, bem como dos riscos associados a cada um deles. Portanto, a capacitação profissional dessas pessoas possibilitará que elas tenham condições de identificar tais riscos, de implementar as políticas, os procedimentos e os controles internos adequados, e ainda estejam capacitadas a realizar as diligências necessárias para a realização das devidas comunicações ao COAF.

Com que frequência o profissional de PLD/FT deve se capacitar?

Por se tratarem de atividades bastante dinâmicas, as quais envolvem constantes alterações da legislação e regulamentação vigentes e das melhores práticas nacionais e internacionais, a capacitação dos profissionais de PLD/FT requer ações continuadas, até porque as organizações criminosas envolvidas com os crimes de lavagem de dinheiro e de financiamento ao terrorismo estão sofisticando, a cada dia, os seus artifícios que objetivam burlar os controles implementados pelas áreas de PLD/FT.

Quais métodos podem ser utilizados pelo profissional de PLD-FT para alcançar a capacitação profissional?

livro-9965116

São diversas as ações de capacitação profissional, as quais envolvem, desde a realização de cursos de pós-graduação e MBA em Gestão de Riscos, até mesmo cursos técnicos de PLD/FT de curta duração, ministrados por entidades reconhecidas pelo mercado. A participação em eventos promovidos pela área e a obtenção de uma certificação profissional em PLD/FT complementam os esforços para a constante busca da capacitação desses profissionais.

Quais aspectos devem ser observados em um programa de capacitação profissional de PLD/FT?

Participar de treinamentos que conciliem, de forma bastante equitativa, os aspectos teóricos e práticos necessários à capacitação desses profissionais, habilitando-os não apenas a compreender os aspectos conceituais sobre a importância dos temas, como também conhecer profundamente a legislação e a regulamentação vigentes, bem como as melhores práticas de mercado adotadas para a implantação de políticas, normas e controles internos para o monitoramento de transações e clientes, realização de investigações adequadas aos níveis de risco das operações e situações suspeitas, elaboração dos Relatórios de Inteligência Financeira a serem apresentados aos comitês executivos e na realização das devidas comunicações ao COAF.

Onde o profissional de PLD-FT pode encontrar apoio para capacitar-se?

Através da leitura e compreensão das Recomendações do GAFI, da legislação e regulamentação vigentes, do entendimento das melhores práticas de mercado, da participação em reuniões de comissões técnicas instituídas por associações e institutos, da participação em eventos promovidos pelas áreas e ainda da troca de experiências com os demais profissionais que atuam em PLD/FT.

Pensado nisso, a AML realiza palestras gratuitas com temas voltados para a área de atuação destes profissionais. Estes eventos são excelentes oportunidades de aprendizado e de aprimoramento profissional.

Já o profissional que almeja conhecer profundamente a legislação e a regulamentação vigentes, deve fazer o Curso Avançado de PLD/FT, desenvolvido pela AML. Em um formato inovador, que concilia aspectos teóricos e práticos, o curso ajuda o profissional a ficar por dentro das melhores práticas de mercado adotadas no combate e prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo. Ele atende empresas do mercado financeiro, de capitais e segurador. Pensado nisso, a AML realiza palestras gratuitas com temas voltados para a área de atuação destes profissionais. Estes eventos são excelentes oportunidades de aprendizado e de aprimoramento profissional.

Além disso, por meio do treinamento on-line, criado pela AML, a instituições podem capacitar seus colaboradores sobre temas de prevenção à corrupção, à lavagem de dinheiro e fraudes. É um modelo simples de capacitação profissional que não interfere na rotina dos colaboradores. Além disso, a plataforma pode ser gerenciada pelas áreas de RH, PLD/FT, ou Compliance. No término do treinamento, são fornecidos relatórios de participação.

banner-to-8-5373460