A melhor forma de estar em regularidade com as questões socioambientais

Saiba mais sobre a ferramenta que auxilia na análise reputacional em relação à responsabilidade socioambiental

Após a publicação da Resolução 4.327/2014 do Banco Central do Brasil e do Normativo SARB 14/2014 da Febraban, as instituições financeiras tiveram que compreender a importância de adotarem a Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA) e não apenas cumpri-la por obrigação. Além de preveni-las de ações penais, a PRSA também ajuda a preservar a reputação da empresa, principalmente após o mercado ter valorizado o conceito de desenvolvimento sustentável.

Esses dispositivos legais atribuem às organizações financeiras o dever de analisar questões de riscos ambientais e de âmbito social, antes de disponibilizarem créditos a terceiros.

Ao verificar se o cliente/ fornecedor cometeu algum crime como trabalho escravo, trabalho infantil, desmatamento ou poluição, a empresa decide por realizar ou não operações com essas corporações.

Ainda, de acordo com as diretrizes da PRSA, caso conceda empréstimos a um cliente desabonador, o financiador sujeita-se a assumir parte das responsabilidades criminais, pois foi através do crédito por ele disponibilizado que o infrator pôde ter meios para ferir interesses coletivos.

Porém, mesmo com tais determinações, poucas instituições financeiras adotam em seu trabalho a responsabilidade social e ambiental. De acordo com o estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), em seu “Guia dos Bancos Responsáveis 2018”, a nota média no que se refere às responsabilidades sociais e ambientais de nove instituições financeiras que atuam no país é 3, em uma escala que vai até 10.

O Risk Money Due Diligence e a responsabilidade socioambiental

Preocupada com a questão, a AML desenvolveu, em sua plataforma Risk Money Due Diligence, com uma Lista Socioambiental. Esta ferramenta reúne informações abonadoras e desabonadoras sobre pessoas jurídicas, em cumprimento à legislação ambiental, social e trabalhista, conforme parâmetros adotados na Política de Responsabilidade Socioambiental.

As informações são atualizadas diariamente, a partir do monitoramento de 25 mil fontes, com a disponibilização do CNPJ dos citados.