fbpx

5 motivos para você escolher a AML para apoiar a PLD-FT da sua empresa

O crime de lavagem de dinheiro e o financiamento ao terrorismo são temas complexos. Por isso, as instituições que atuam no setor financeiro são desafiadas, diariamente, a identificar e combater operações suspeitas cada vez mais sofisticadas. Vale lembrar que o setor obrigado, devido às características de suas atividades, precisa cumprir as determinações da Lei nº 9.613/98, atualizada em 2012 pela Lei 12.683, que determina, dentre outras medidas, a implementação de Controles Internos capazes de inibir ou detectar o uso de serviços e produtos na prática de lavagem de dinheiro ou financiamento ao terrorismo.

Em outras palavras, área de PLD-FT destas instituições precisa estar preparada para adequar suas atividades operacionais às exigências legais, que versam desde cuidados no programa de aceitação de clientes e fornecedores, até o monitoramento de transações e armazenamento de informações.  

A ausência ou falhas nos procedimentos de PLD-FT podem ocasionar, mesmo que involuntariamente, o envolvimento da instituição em atos ilícitos. Nestes casos, além das sanções financeiras e legais, a instituição pode sofrer danos reputacionais, que são imensuráveis. 

 

Segundo a Lei nº 12.683/12, dependendo da gravidade do ato ilícito, a instituição pode pagar multas que chegam a R$ 20 milhões de reais, além de perder a autorização de funcionamento, chegando a sofrer, de modo cumulativo ou não, sanções administrativas e criminais. A lei prevê, inclusive, a responsabilização dos administradores.      

Sabe-se que no âmbito de prevenção e combate à lavagem de dinheiro, a Lei nº 12.683/12 passou a considerar a ocultação e dissimulação da origem do produto de qualquer delito ou contravenção penal como crime de lavagem de dinheiro. Ou seja, todos os crimes passaram a ser considerados antecedentes à lavagem de dinheiro. Na prática, esta mudança passou a exigir das instituições controles internos mais eficientes, com sistemas de alertas mais eficazes, além de monitoramento constante de listas restritivas, exposição na mídia e transações realizadas, para detectar todo e qualquer indício relacionado ao crime de lavagem de dinheiro e, com base na análise da situação detectada, fazer a devida diligência.    

Embora os desafios sejam muitos, a AML tem diversas soluções para apoiar a área de PLD-FT da sua empresa. A seguir, elencamos cinco motivos para você escolher nossas soluções.

 

1 – Score de Risco:  

Nossas ferramentas utilizam a Metodologia de Abordagem Baseada em Risco (ABR), recomendação nº 1 do GAFI. Isso possibilita às instituições a adoção de monitoramentos proporcionais ao perfil de cada um de seus clientes. Afinal, uma operação pode ser rotineira para um determinado cliente, mas ser suspeita para outro. Desta forma, a instituição otimiza seu tempo e aumenta a assertividade nas análises de situações suspeitas, olhando de maneira específica para cada caso. Além destas vantagens, nossas ferramentas ajudam na aplicação de ações de diligência acerca de parceiros e fornecedores, tornando as relações comerciais muito mais seguras, evitando assim danos reputacionais.

 

 

2- Dados tratados:  

As informações contidas nos bancos de dados da AML são tratadas por uma equipe de especialistas que as atualizam diariamente, a partir de listas restritivas, processos judiciais e exposição na mídia. Com a captura e avaliação dessas informações, cria-se um perfil para cada CPF ou CPNJ. Com base nesse procedimento, um perfil pode ser cadastrado em “informações desabonadoras”, podendo estar relacionado ao terrorismo e seu financiamento, processos judiciais ou crimes e infrações socioambientais.

 

3- Lista PEP abrangente: 

A lista PEP (Pessoas Expostas Politicamente) da AML é a única que fornece perfis de titulares e relacionados em todo o território nacional. Ela também é a única que atende todas as exigências da legislação e regulamentações vigentes, além das melhores práticas estabelecidas pelos organismos internacionais.

 

 

4- Suporte com retorno rápido: 

A AML leva a sério o fator tempestividade. Nossa equipe responde dentro de curto espaço de tempo os questionamentos dos clientes. Todas as dúvidas acerca de liberação de cadastros, processos tecnológicos, perfis que compõem os dados do banco reputacional ou qualquer outra informação relacionada aos produtos são sanadas de modo rápido.

5 – Atualização das informações em tempo real: 

Os especialistas da AML, responsáveis pela mineração de dados, atualizam diariamente as informações dos cinco módulos que compõem o banco de dados reputacional: crimes e infrações patrimoniais; pessoas expostas politicamente; terrorismo e seu financiamento; processos judiciais; crimes e infrações socioambientais. Assim, a inserção de dados e perfis é feita diariamente, garantindo informações seguras, atualizadas e precisas.

 

Quer mais informações? Entre em contato com nossa equipe.