Série PEP – Parte 3: quais os riscos de uma PEP para seu negócio?

Bem vindo à Parte 3 de nossa Série PEP – Pessoa Exposta Politicamente.

Qual o risco que uma Pessoa Exposta Politicamente (PEP) traz para o seu negócio?

A Pessoa Exposta Politicamente é simplesmente um sinal de alerta, é mais uma condição que você tem que considerar na relação com o seu cliente.

Pela própria natureza e pelo poder de influência inerente aos cargos das PEPs, alguns riscos acabam por ser potencializados, como aqueles relacionados à corrupção e lavagem de dinheiro. 

A pessoa por si só não deveria ser classificada com maior risco por ser uma PEP, mas sim a combinação da pessoa (PEP) com o tipo de negócio ou operação financeira que ela irá realizar deve exigir maior atenção das instituições.

Portanto, deve-se ter uma especial atenção à PEP de forma regulatória, mas o mais importante é considerar a transação como um todo e não deixar de realizar um negócio simplesmente porque a pessoa é exposta politicamente.

A Série PEP da AML foi gravada entre janeiro e março de 2020. Contou com a participação de colaboradores e parceiros especialistas no tema e está alinhada às últimas normas publicadas em Dez/19 e Jan/20 pela CVM e pelo Bacen, respectivamente. 

Banner E-book PEP