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Os artigos sobre reputação empresarial que você deve ler

Reputação corporativa nas empresas brasileiras: Uma questão relevante para o desempenho empresarial?”

Neste artigo, os autores, Vanessa Ingrid da Costa Cardoso, Mestre em Administração e Controladoria pela UFC, Márcia Martins Mendes de Luca, Doutora em Controladoria e Contabilidade pela USP, Gerlando Augusto Sampaio Franco de Lima, Pós–Doutor em Contabilidade pela University of Illinois at Urbana Chapampaign e Professor Associado do Departamento de Ciências Contábeis e Atuária da FEA/USP e Alessandra Carvalho de Vasconcelos, Doutora em Engenharia de Produção, na Universidade Federal de Santa Catarina, relacionam o desempenho empresarial das companhias, com o valor reputacional construído junto aos seus diversos públicos. Eles chamam a atenção ainda quanto a influência que a reputação empresarial exerce na autoestima dos funcionários. Segundo eles, o cenário mercadológico atual exige das companhias um esforço para construir uma boa imagem perante seus clientes, além de aprimorá-la por meio de adoção de boas práticas. Afirmam também que a reputação empresarial garante às empresas vantagens competitivas e crescimento.

“Comunicação corporativa e a reputação empresarial “

Neste artigo, o autor, Belmiro Ribeiro da Silva Neto, Professor da FGV-EAES, fala sobre a importância da comunicação corporativa para a construção da imagem de uma instituição junto ao público. Ele chama a atenção para o fato da credibilidade das empresas estar sob constante teste. Neste aspecto, momentos de crises podem revelar o despreparo das empresas em estabelecer canais de comunicação. De acordo com ele, o discurso adotado deve ser claro e preciso. O autor destaca que a comunicação não pode ser apenas reativa, ou seja, precisa ser construída dia após dia.

“Os desafios da gestão da reputação corporativa”

Neste artigo, o autor, Eduardo Augusto, Prof. Conferencista na ECA/USP, chama a atenção para as dificuldades que as empresas encontram no tocante à gestão da imagem reputacional. Ele menciona o fato de as companhias estarem sob constante pressão da sociedade. Fala da verdadeira motivação de algumas companhias ao implantarem políticas de responsabilidade social e de sustentabilidade. Segundo ele, tais medidas são mais orientadas pelo retorno financeiro, quando deveriam ser motivadas pela ética e o compromisso com os seus públicos.

“A relação entre reputação corporativa e responsabilidade social corporativa”

Neste artigo, as autoras, Elisabeth Barbieri Lerner, Mestre em Administração de Empresas pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie e Eliane Pereira Zamith Brito, Mestre em Administração pela Fundação Getulio Vargas, avaliam a relação entre reputação empresarial e responsabilidade social, a partir da perspectiva de clientes internos e externos das empresas. Elas também comentam sobre os resultados obtidos a partir de análises de dados coletados junto aos clientes e funcionários.  De acordo com o artigo, as empresas que não assumem uma postura socialmente correta perante à sociedade, dificilmente conquistarão reputação empresarial.

“Reputação corporativa: Uma revisão teórica”

Neste artigo, a autora, Patrícia de Salles Vance, Doutora em Administração de Empresas, na Faculdade de Economia da Universidade de São Paulo – FEA-USP e Claudio Felisoni de Ângelo, Doutor em Economia, pela Universidade de São Paulo, relembram pesquisas e estudos feitos sobre o tema. O objetivo do artigo é propor uma revisão sobre as literaturas já publicadas sobre o assunto, e mostra os conceitos usados por outros autores que também abordaram a reputação empresarial. Ela aponta as definições, identifica os termos relacionados e amplia as possibilidades para a realização de estudos futuros.