fbpx

Diferenciais da Lista PEP mais abrangente, flexível e assertiva do mercado

Lançada no ano de 2011 após reivindicações de vários clientes, a Lista PEP produzida pela equipe de Conteúdo da AML Risco Reputacional já é considerada a base de dados mais abrangente, flexível e assertiva do mercado.

São mais de meio milhão de perfis CPF / CNPJ e em conformidade com a Circular 3.978/20 do BACEN, Resolução 50 da CVM, Circular 612/20 da SUSEP e demais reguladores.

Concebida por profissionais com vasta experiência em áreas de gestão de riscos do mercado financeiro, nossa Lista PEP conta atualmente com cerca de 500 mil perfis de pessoas classificadas como politicamente expostas, tendo por base os critérios estabelecidos na legislação, na regulamentação e nas melhores práticas nacionais e internacionais.

Nela são encontradas informações detalhadas sobre os PEPs titulares, representantes, familiares ou estreitos colaboradores.

Para construir nossa Lista PEP, recorremos à experiência dos nossos técnicos, que conseguiram desenvolver uma maneira única de trabalhar, desde a prospecção de diversas fontes qualificadas e confiáveis para a estruturação da sua base de dados, até a formação e a capacitação de uma equipe de especialistas que se dedica à atualização diária das informações.

Atualmente, nossa equipe da Lista PEP tem a capacidade de incluir cerca de 3 mil novos perfis a cada mês, isso sem contar os milhares de perfis que são atualizados mensalmente em função das frequentes alterações na composição dos quadros públicos. Identificamos desde alterações nos quadros dos ministérios, assim como mudanças na direção de empresas públicas e na gestão de prefeituras de municípios de pequeno porte. A troca de gestores é sempre muito intensa.

Para garantir o constante aprimoramento das informações que compõem nossa Lista PEP, estamos sempre atentos à identificação de novos canais de informações, bem como constante prospectação de profissionais de mercado com experiência no assunto que possam compor a equipe.

Aprendendo com os clientes

O sucesso da nossa Lista PEP está também atrelada com nossa capacidade de ouvir os clientes. Sabemos que os clientes têm políticas diferentes em relação à classificação e ao tratamento das PEPs e temos que estar preparados para atender às expectativas de todos.

Seria correto afirmar que o ex-presidente Lula, o prefeito de Campinas ou algum membro da alta administração de um partido político não devem ser classificados como PEPs? Ou ainda, que o irmão de um PEP não deve ser considerado familiar porque não é parente na linha reta até o primeiro grau? Nossa resposta será: depende da política do cliente.

Nossos clientes dispõem de um canal direto para formular questionamentos ou esclarecer dúvidas sobre as informações constantes em nossa base de dados e, sem dúvida, este é o melhor termômetro para avaliar a qualidade de nosso trabalho.

Respeitando as diferenças

A Lista PEP da AML é utilizada atualmente por dezenas de instituições dos mais variados portes e segmentos, entre bancos públicos e privados, seguradoras, financeiras, cooperativas de crédito e corretoras de valores e de câmbio, além de outros segmentos obrigados por lei a cumprir as diretrizes relativas às pessoas expostas politicamente.

Respeitamos e entendemos as diferenças e temos que nos adaptar para atender às necessidades específicas de cada cliente. Pensando nisso, nossas equipes de Atendimento, Conteúdo e Tecnologia vivenciam o dia a dia dos nossos clientes, ou seja, quando um cliente contrata a nossa Lista PEP, ele também está contratando todo o suporte necessário para utilizá-la da melhor forma possível, sejam quais forem os recursos humanos, materiais e tecnológicos disponíveis.

Vantagens e exclusividades

Confira outras vantagens e algumas exclusividades da Lista PEP da AML:

• Equipe especializada, com dedicação exclusiva na atualização diária da base de dados;

• Utilização de Diários Oficiais, diversas outras fontes oficiais e cerca de 20 mil fontes web, com milhares de dados capturados e tratados diariamente;

• Atualização tempestiva das informações constantes da base de dados;

• Indicação de score de risco para cada perfil cadastrado, viabilizando a aplicação da metodologia de Abordagem Baseada em Risco (ABR) ou Risk Based Approach (RBA), conforme diretrizes estabelecidas pelo GAFI;

• Distinção entre PEPs e Relacionados oficiais (identificados estritamente de acordo com a regulamentação vigente) e extraoficiais (identificados de acordo com as melhores práticas de mercado);

• Exibição de informações detalhadas sobre o órgão de atuação da PEP, data de início no cargo, data fim do cargo (quando for o caso), CPF, data da última atualização do perfil e até mesmo sobre ocorrências desabonadoras, tendo como base as informações capturadas na mídia e disponíveis no Módulo Listas Restritivas Nacionais do AML Due Diligence;

• Determinação exata do nível de relacionamento entre PEP, seus familiares e outras pessoas do seu círculo profissional e social;

• Indicação dos PEPs oficiais depois de atingida a vigência regulamentar de cinco anos;

• Apontamento dos sócios e administradores de empresas em que a PEP tenha participação societária, direta ou indireta;

• Indicação de PEPs que ocupem outros cargos não previstos na regulamentação vigente, mas que seguem as melhores práticas de mercado, tais como vice-governadores, deputados estaduais que não sejam presidentes de assembleias legislativas, prefeitos de municípios que não sejam capitais de estado e vereadores que não sejam presidentes de câmaras municipais de capitais de estado;

• Inclusão de outros cargos considerados de especial atenção, tais como membros de partidos políticos, integrantes do alto escalão de autoridades policiais e das forças armadas;

• Exibição de outras pessoas de relacionamento próximo não previstas na regulamentação, tais como comparsas, “laranjas”, babás, motoristas e caseiros, entre outros;

• Tecnologia avançada para a realização de consultas pontuais, downloads e consultas automáticas através de web services;

• Contratação de planos diferenciados de acordo com o porte e as necessidades de cada instituição.

Realize consultas internacionais

Se até agora nós já oferecíamos aos nossos clientes o maior banco de informações reputacionais do país, agora passamos a contar com a extensa base de listas internacionais da Accuity, parceira da AML, que possui listas de sanções internacionais com aprimoramentos, mídia negativa, listas de restritivos locais, listas de empresas estatais e base de PEPs de 250 países e territórios, incluindo o titular, familiares e relacionados.

Com a novidade, as empresas unem forças para que seus clientes se beneficiem do que existe de mais avançado em ferramentas para PLD-FTP, Compliance Anticorrupção, dentro e fora do Brasil.

Quer entender melhor sobre como essa parceria pode beneficiar a sua empresa? Entre em contato com nossos especialistas.