fbpx

Comunicação ao COAF: conheça as diferenças entre automática e suspeita

É importante que as empresas e instituições conheçam os dois tipos de comunicação utilizadas pelos sistemas de PLD-FT: automática e suspeita. A primeira diz respeito a operações cuja natureza são de interesse da unidade de inteligência financeira, como um saque ou depósito em espécie no valor igual ou superior de R$ 50 mil, por exemplo. 

“São situações que não demandam análise de mérito. Aconteceu, comunica-se”, diz o diretor executivo da AML.” Já a comunicação suspeita pressupõe uma análise de mérito. Em todas as normas que regulamentam esse tipo de comunicação, os verbos estão sempre na condicional, ‘podem indicar suspeitas’ e ‘devem ser analisadas’. Se consideradas suspeitas, comunica-se ao COAF. Ou seja, você detecta, analisa e se tiver suspeição, envia”.

Os dois tipos de comunicações são importantes para a Unidade de Inteligência Financeira: a primeira da conta de operações que pela sua natureza são importantes para o trabalho de análise; a segunda relata situações atípicas que podem efetivamente indicar a ocorrência de lavagem de dinheiro e outros crimes.

Saiba mais sobre a importância da qualidade na comunicação ao COAF

“Um bom relatório de inteligência do COAF, enviado às autoridades de persecução criminal, deve conter uma mescla de ambos os tipos de comunicações. Não adianta só contar a história e não dizer qual foi o volume financeiro envolvido naquela situação suspeita. Da mesma forma, não adianta mandar uma planilha de dados seca, sem nenhum contexto. É como aprender física só por equação sem conhecer física teórica. Uma coisa não anda sem a outra”, exemplifica Cunha. 

Para auxiliar as pessoas obrigadas a realizarem comunicações com qualidade, sejam automáticas ou suspeitas, a AML oferece sua expertise aos comunicantes. Seja por suas ferramentas de monitoramento transacional e escoragem de risco de clientes e não clientes (AML Monitor e AML Due Diligence), seja com seus treinamentos online e in company de qualificação e atualização de profissionais que atuam na prevenção à lavagem de dinheiro ou mesmo oferecendo consultorias, com a participação de especialistas com longa experiência no tema.

Quer saber mais sobre como a AML pode auxiliar a sua empresa na realização de comunicações ao COAF? Entre em contato com nossos especialistas.