Curso - Estruturação de política integrada de DDC
Oferecer aos participantes informações e elementos que lhes permitirão conhecer as regras, os conceitos, os princípios e as recomendações necessários à estruturação de uma boa Política de Devida Diligência sobre o Cliente (DDC), de forma integrada. Aproximar os profissionais das áreas comercial e de negócios com as áreas de gestão de risco e de compliance, equalizando entendimentos e propósitos, contribuindo para minimizar eventuais conflitos entre essas áreas.
A combinar, de acordo com a necessidade da instituição.
O princípio da legalidade
O princípio da responsabilidade – legítimos credor e devedor
Fundamentação econômica
Documentação requerida
Capacidade econômica e financeira
Evasão de divisas
Sanções administrativas e penais
O princípio “Conheça seu Cliente”
Informações cadastrais e suas atualizações
Beneficiários finais
Declaração de Propósitos
PEP – Pessoas Expostas Politicamente
Organizações sem fins lucrativos
Início e fim de relacionamento
Especial Atenção
Operações suspeitas e atípicas
Comunicações ao Coaf
Prospecção do cliente
Elaboração do relatório de visitas
Interlocução com os clientes e com as áreas internas da instituição
Documentos requeridos pela instituição financeira
Análise das informações coletadas pela área comercial
Análise dos documentos apresentados
Levantamento de ressalvas e de listas negativas
Tratamento das situações com sinais de alerta (PEP, organizações sem fins lucrativos etc.)
Análise da capacidade econômica, financeira e de disponibilidades
Definição de limites operacionais
Atualizações cadastrais
Interlocução com as demais áreas da instituição financeira (comercial, mesa de operações BackOffice e Compliance)
Conferência minuciosa dos documentos
Classificação das operações cambiais
Verificação dos princípios de legalidade, fundamentação econômica e respaldo documental
Verificação dos legítimos credores e devedores
Verificação de formalidades requeridas na legislação
Verificação do adequado recolhimento de tributos incidentes na operação
Edição de registros de contratos no Sistema do BCB
Encaminhamento da documentação à Tesouraria
Verificação de eventuais pendências em nome do cliente
Definição de critérios para seleção e exame de operações para monitoramento
Verificação do atendimento à legislação e regulamentação aplicáveis
Levantamento de pendências em nome do cliente
Identificação de operações suspeitas ou atípicas
Determinação de bloqueio de relacionamento
Elevação de assuntos aos comitês estratégicos e operacionais, inclusive para fins de comunicação ao Coaf
Aulas expositivas, com utilização de slides
Avaliações, discussões e debate com os alunos de casos práticos e reais
Exercícios em sala de aula
Nível organizacional: Tático e Operacional, Administradores e colaboradores de instituições bancárias e não bancárias autorizadas a operar em câmbio que, direta ou indiretamente, se envolvem no processo de Devida Diligência sobre o Cliente.
Entre em contato conosco para entender como a Palestra de Devida Diligência sobre o Cliente - DDC pode auxiliá-lo na gestão dos riscos regulatórios e reputacionais.
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