Por que é importante capacitar a sua equipe?

Funcionários bem preparados ajudam a empresa a se prevenir de atos ilícitos e, consequentemente, a se livrar do risco reputacional

O GAFI (Grupo de Ação Financeira Internacional) orienta às instituições financeiras a adotarem a Abordagem Baseada em Risco (ABR), uma importante metodologia que ajuda na identificação, avaliação, monitoramento, administração e mitigação de riscos de lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo. Além disso, a partir da ABR, é possível aplicar um programa contínuo de treinamento de funcionários que é essencial para capacitar e engajar o colaborador sobre as infrações financeiras – uma das 40 recomendações do GAFI.

Nesse sentido, o Decreto 8.420/2015 também obriga as empresas a praticarem o Programa de Integridade, que possui mecanismos e procedimentos internos de auditoria, incentivo à denúncia de irregularidades e aplicação efetiva de códigos de ética e de conduta, políticas e diretrizes. Desta forma, ajuda a detectar e sanar desvios, fraudes e qualquer atos ilícitos praticados contra a administração pública, nacional ou internacional.

Cada instituição deve estruturar um programa de integridade de acordo com o seu segmento. Por isso, é essencial que todas as pessoas jurídicas treinem e atualizem, periodicamente, todos os seus funcionários sobre as políticas e normas internas e externas da organização. Deste modo, é possível prevenir a lavagem de dinheiro e, consequentemente, o risco reputacional, pois a empresa estará mais preparada para identificar funcionários inidôneos que pretendem usar a instituição para praticar atos ilícitos.

Como e onde capacitar o funcionário?

A instituição pode instruir seus colaboradores por meio de palestras, cursos, workshops, divulgação na intranet, e-mails e assinatura de termo de leitura e ciência. Além de preparar o seu equipe para os desafios, é importante estar em conformidade com as regulamentações vigentes, pois os órgãos reguladores fiscalizam se as instituições realmente capacitam os seus funcionários.

Especialista em inteligência financeira e reputacional, a AML oferece, em seu pilar de capacitação, treinamento online, cursos e palestras customizadas, de acordo com as necessidades da empresa e dentro das atuais regulamentações de PLD-FT. A AML tem os melhores instrutores de diferentes expertises do mercado e já formou mais de 20 mil profissionais.

Entre os dias 14 e 18 de maio, ocorrerá o Curso de GRCC – Governança, Riscos, Compliance e Controles internos. O conteúdo é direcionado para instrutores de variados segmentos do mercado e especializações, cujo intuito é apresentar as principais diretrizes e melhores práticas que objetivam a eficácia dos programas de gestão dos riscos corporativos.

Clique aqui http://www.amlreputacional.com.br/agenda e encontre a melhor opção para capacitar a sua empresa.

REFERÊNCIAS

COAF. As recomendações do GAFI. Disponível em: <http://www.coaf.fazenda.gov.br/links-externos/As%20Recomendacoes%20GAFI.pdf> Acesso em: 10 abr. 2018.

BRASIL. Decreto n° 8.420, de 18 de março de 2015. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/decreto/D8420.htm>. Acesso em: 10 abr. 2018.