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Aumenta a procura por profissionais da área de Compliance

Muitas projeções sobre a carreira do futuro apontam para funções relacionadas à tecnologia. A informática é uma das ciências mais proeminentes e o computador está substituindo vários processos, tanto na indústria, quanto no setor de serviços. Mas há ocupações que demandam o olhar atento e crítico do ser humano para a sua adequada execução. Uma destas atividades é a do profissional que trabalha no setor de Compliance.

A demanda por especialistas nesta área aumentou também em função dos recentes escândalos de corrupção envolvendo empresas e governo. A legislação no Brasil está mudando e o ambiente regulatório está muito mais restrito. Além disso, o cenário internacional de negócios está exigindo mais controle e transparência e as empresas precisam do apoio de especialistas para ajudar nesta reorientação e enfrentar as transformações.

O profissional que trabalha na área de Compliance avalia os processos da empresa, que devem estar em conformidade com a legislação, a regulamentação, as melhores práticas de mercado e os objetivos da instituição. É esta equipe que vai definir e auxiliar na implantação dos controles internos para a prevenção de fraudes e do crime de lavagem de dinheiro, por exemplo.

É a área de Compliance que garante o cumprimento de acordos internacionais, leis e regulamentos do setor. Como ainda não existe um curso superior nesta área, em geral o profissional de Compliance é alguém que domina o setor de atuação da instituição e que se especializou para atuar na função. Porém, já existem alguns cursos de pós-graduação e MBA para o profissional que quiser se especializar.

O setor é multidisciplinar. Além de entender sobre o seu ramo de atividade, o profissional necessita conhecer também assuntos diversos como legislação, finanças, contabilidade, direito, recursos humanos e até mesmo ter noções sobre saúde e meio ambiente. Todos estes temas podem permear o trabalho do profissional de Compliance, seja no relacionamento da instituição com seus clientes, funcionários, prestadores de serviços, parceiros de negócios e fornecedores, até mesmo com a comunidade em geral. Por isso, outra atividade inerente ao profissional de Compliance é a organização de treinamentos e cursos.

A rotina de trabalho de quem atua na área de Compliance exige, além do conhecimento técnico, uma grande habilidade de relacionamento interpessoal. Para cumprir a sua missão, o gestor da área de Compliance deve ter autonomia para a tomada de decisões, além de acesso irrestrito aos mais elevados níveis de gestão. Contudo, isso implica em conviver em um ambiente de constantes cobranças e pressões, além de administrar situações de desconfiança e dúvidas.

Alguns especialistas apontam que a principal habilidade para o profissional da área de Compliance é a resiliência. Além disso, os colaboradores acabam percebendo que estão sendo monitorados e até mesmo os membros da alta administração podem sentir-se sobrepostos em suas decisões. Paciência e persistência são outras habilidades fundamentais para o profissional deste setor.

Confira outras habilidades que o profissional de Compliance deve ter:

• Conhecer profundamente o mercado de atuação da instituição, a estrutura organizacional, as peculiaridades dos produtos e serviços ofertados e o perfil dos clientes;

• Visão estratégica de negócios, ou seja, capacidade de definir os controles a serem implementados em conformidade com os níveis de riscos identificados;

• Capacidade de antever e mitigar erros, além de atuar prontamente na solução de incorreções;

• Saber como conduzir a análise de falhas nos procedimentos, propondo não apenas a correção dos erros, como também a revisão de processos inadequados;

• Ser objetivo para manter uma visão independente;

• Ser um bom ouvinte e observador para entender como realmente ocorrem os procedimentos incorretos;

• Ser criativo e inovador em suas propostas;

• Capacidade analítica para entender os fatos e propor soluções para as distorções;

• Ser claro e objetivo na fala e na escrita;

• Manter-se sempre atualizado sobre as leis e as alterações regulatórias;

• Ter um comportamento ético, profissional, independente e exemplar;

• Ser discreto e manter a confidencialidade dos trabalhos desenvolvidos.

Se é nas épocas de crise que aparecem as melhores oportunidades, trabalhar na área de Compliance enquadra-se muito bem nesta afirmação. Além disso, a atual crise política e os recorrentes esquemas de corrupção ajudaram a dar destaque ao trabalho do profissional de Compliance.

Ou seja, é uma boa hora para aproveitar o aumento desta demanda.