fbpx

PLD-FT para Regulados pela Susep e Previc

FORMATO

online

DESCRIÇÃO: O curso detalha os pilares do tema de PLD-FT, apresentando em detalhe seus pontos teóricos e práticos, definindo conceitos aplicados no mercado local e Internacional.

OBJETIVO: Apresentar a abrangência do tema, suas tipologias, as formas de elaborar o Programa Conheça (colaborador/cliente/fornecedor/parceiro) e como fazer com qualidade o monitoramento das listas do Conselho de Segurança da ONU e as comunicações de situações suspeitas ao COAF.

AUTONOMIA NO ESTUDO: Aluno estuda no seu tempo, sem precisar do suporte de professores.

CONTEÚDOS: Vídeos, textos, cards, fotos interativas e carrossel de informações, entre outros recursos visuais de apresentação de conteúdo com possibilidade de acessibilidade. Exercícios de fixação de múltipla escolha ao final de cada módulo.

AVALIAÇÃO: Prova de múltipla com 10 questões, ao final de cada curso. São quatro cursos, portanto, 4 avaliações. O aluno tem 2 tentativas para cada prova.

Aspectos gerais e práticos de PLD-FT

DESCRIÇÃO: Aborda os pilares de PLD-FT apontando aspectos teóricos e práticos de forma detalhada, apresentando, ainda, práticas realizadas nos mercados local e internacional.

OBJETIVO: Compreensão do conceito e das tipologias, de PLD-FT; de como elaborar o Programa Conheça (colaborador/cliente/fornecedor/parceiro); como fazer o monitoramento das listas do Conselho de Segurança da ONU e comunicar as situações suspeitas ao regulador.

CARGA HORÁRIA: 5H

Instrutores

Joaquim Cunha

Diretor Executivo da AML Reputacional
Advogado, MBA em Comércio Exterior e Câmbio pela FGV e Curso Superior de Política e Estratégia na ESG. Ocupou os cargos de vice-presidente do IPLD, diretor de Inteligência Financeira e Supervisão do COAF, conselheiro do Sub-Sistema Brasileiro de Inteligência de Segurança Pública (SISP), Conselho Nacional de Políticas Sobre Drogas (CONAD) e Avaliador do Grupo de Ação Financeira da América Latina (GAFILAT).

Caroline Jaszczuk Gouveia

Gerente de Prevenção à Lavagem de Dinheiro Atuação nas áreas de Prevenção à Lavagem de Dinheiro, Anticorrupção e Combate ao Financiamento desde 2007. Certified Anti-Money Laundering Specialist (CAMS), Certificação Especialista PLD (IPLD) e PQO BM&Fbovespa. MBA Riscos e Compliance(FECAP) e Pós Graduação em Gestão de Negócios (Fundação Dom Cabral).

Vinicius Santana

Head de PLD do Banco Santander
Possui 20 anos de experiência na área de PLD, tendo atuado nos cargos de Diretor e Coordenador-Geral do COAF, também é Avaliador do GAFI.

Manuel Bermejo Fletes

Diretor Especialista do IPLD
Formado em Administração de Empresas, com MBA em Gestão Estratégica de Negócios e Especialização em Compliance como ferramenta de Gestão pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Profissional com mais de oito anos de experiência na área financeira, gerenciando equipes e projetos em instituições nacionais e internacionais.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

MÓDULO 1

LAVAGEM DE DINHEIRO: ASPECTOS CONCEITUAIS E RISCOS FINANCEIROS

OBJETIVO DE APRENDIZAGEM: Compreender a abrangência do conceito, as características e as etapas da LD; a tipificação penal e os crimes antecedentes à atividade; e os reflexos no sistema financeiro e na governança corporativa.

MÓDULO 2

IMPORTÂNCIA E MELHORES PRÁTICAS DE CONHEÇA O SEU CLIENTE

OBJETIVO DE APRENDIZAGEM: Elaborar os programas de Conheça seu Cliente, Fornecedor e Parceiro a partir de requisitos regulatórios e melhores práticas do mercado para o segmento.

MÓDULO 3

MELHORES PRÁTICAS DE PLD-FT

OBJETIVO DE APRENDIZAGEM: Aplicar a Abordagem Baseada em Riscos, realizar o monitoramento de situações suspeitas e a comunicação ao regulador com qualidade.

MÓDULO 4

LEGISLAÇÃO BRASILEIRA

OBJETIVO DE APRENDIZAGEM: Compreender a legislação brasileira direcionada ao crime organizado, a definição da atividade e as diferentes formas de monitoramento e comunicação das listas do Conselho de Segurança da ONU.

Regulamentação da Susep e da Previc

DESCRIÇÃO: Apresenta a fundamentação jurídica sobre a Previdência Privada e o Mercado de Seguros, abordando as formas como os setores podem ser utilizados em esquemas de Lavagem de Dinheiro, os riscos e responsabilidades nos processos de KYC e a classificação de riscos.

OBJETIVO: Compreender os pontos principais da Instrução 18/2014, da PREVIC e da Circular 612/20, da SUSEP, os riscos e responsabilidades nos processos de conheça seu cliente e nas ações de classificação de riscos.

CARGA HORÁRIA: 5H

Instrutores

RAFAEL XIMENES

Diretor de Supervisão do COAF
Mestre em Direito pelo UniCEUB e especialista em Direito Econômico da Regulação Financeira pela UnB, atua como diretor de supervisão do COAF desde 2019, após ter atuado como Conselheiro do órgão, de 2018 a 2019, na condição membro da PGBC, cujo quadro integra desde 2002.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

MÓDULO 1

NORMAS DO REGULADOR – PREVIC

OBJETIVO DE APRENDIZAGEM: Apresentar os principais pontos da Instrução PREVIC 18/2014; mostrar como a Previdência Privada pode ser usada na lavagem de dinheiro, e detalhar riscos e responsabilidades nos processos de conheça seu cliente e de classificação de riscos.

MÓDULO 1

NORMAS DO REGULADOR – SUSEP

OBJETIVO DE APRENDIZAGEM: Apresentar os principais pontos da Circular SUSEP 612/20; mostrar como o Mercado de Seguros pode ser usado na lavagem de dinheiro, e detalhar riscos e responsabilidades nos processos de conheça seu cliente e classificação de riscos.

Leis de PLD-FT, Anticorrupção e suas tipologias

DESCRIÇÃO: O curso aborda os principais pontos da Lei Anticorrupção e das leis de PLD-FT, fundamentando as tipicidades, tipologias com estudos de casos práticos.

OBJETIVO: Compreensão das tipologias de LD e dos impactos socioeconômicos desta atividade, além do entendimento completo dos requisitos legais e regulatórios para a devida aderência às normas.

CARGA HORÁRIA: 5H

Instrutores

LUIZ NAVARRO

Ex-Ministro Chefe da CGU
Bacharel em Direito pela UnB e Mestre em Políticas Anticorrupção pela Universidade de Salamanca. Ex-ministro da CGU. Sócio de Hage&Navarro Sociedade de Advogados.

PATRICIA ALEMANY

Delegada da Polícia Civil
Delegada de Polícia e Ex-Coordenadora do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD) da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro.

MANUEL BERMEJO FLETES

Diretor Especialista do IPLD
Formado em Administração de Empresas, com MBA em Gestão Estratégica de Negócios e Especialização em Compliance como ferramenta de Gestão pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Profissional com mais de oito anos de experiência na área financeira, gerenciando equipes e projetos em instituições nacionais e internacionais.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

MÓDULO 1

TIPOLOGIAS DE LAVAGEM DE DINHEIRO - CONCEITOS

OBJETIVO DE APRENDIZAGEM: identificar as tipologias de lavagem de dinheiro e compreender, a partir do estudo de casos práticos, os impactos socioeconômicos desta atividade.

MÓDULO 2

LEGISLAÇÃO BRASILEIRA PARTE I

OBJETIVO DE APRENDIZAGEM: Identificar os principais pontos das leis de Prevenção à Lavagem de Dinheiro; e constituir os requisitos legais e regulamentares para a devida aderência às normas.

MÓDULO 3

LEGISLAÇÃO BRASILEIRA PARTE II

OBJETIVO DE APRENDIZAGEM: Compreender os conceitos da Lei Anticorrupção, seus objetivos e prescritos na norma padrão.

Inscreva-se agora!

Entre em contato conosco para entender como o PLD-FT para Regulados pela Susep e Previc pode auxiliá-lo na gestão dos riscos regulatórios e reputacionais.