fbpx

Monitoramento de movimentações financeiras para PLD-FT: Importância, riscos, desafios e alternativas

Instabilidade de taxas e câmbios e alta da inflação são algumas das consequências da lavagem de dinheiro para o sistema financeiro. Se não combatida, além de impactar diretamente a população e estimular a corrupção, ela é também a principal forma de financiamento de facções criminosas.

Uma responsabilidade compartilhada

A legislação brasileira entende que cabe às pessoas físicas e jurídicas obrigadas a responsabilidade de manter cadastros e registros, monitorar e comunicar quando da detecção de transações financeiras suspeitas de seus clientes. As penas em caso de omissão vão da advertência até à cassação da autorização para exercício da atividade. Um monitoramento rigoroso e que resulte em dados confiáveis e preferencialmente padronizados é vantajoso para ambos os lados: para o sobrecarregado COAF, podendo contar com dados de qualidade, e para os que prestam contas, pois afasta o risco de se verem veículos involuntários de práticas criminosas.

Compliance

Operar de acordo com leis e regulamentos que têm como finalidade as boas práticas, a segurança e a prevenção de riscos é um esforço que se converte em credibilidade, eficiência e atração de investimentos. Sistemas concebidos para a PLD-FT podem, através de dados cadastrais básicos como até mesmo um CEP, atribuir um resultado objetivo sobre o índice de risco de cada cliente. A importância da tecnologia é um consenso, seja para os que têm o encargo investigativo ou para aqueles a quem cabe o dever da notificação. É preciso ter em mente, no entanto, que se trata de uma área de extrema dinamicidade, de maneira que sistemas que não garantam a constante e ampla atualização de sua base de dados ficam rapidamente ultrapassados.

A expertise como aliada

Embora o SisCoaf em si não seja mais complexo do que o necessário, a própria matéria e a necessidade de detalhamento geram preocupações justificadas nos que necessitam prestar contas. As vantagens possíveis dos sistemas informatizados podem ir além da concentração de informações e realização de uma leitura cruzada e automática das bases de dados. A AML Reputacional, através do AML Monitor, permite até mesmo o envio dos formulários gerados diretamente para o SisCoaf. Ainda mais importante, conta com uma equipe dedicada e diligente para atender as necessidades e especificidades de cada cliente, com capacidade para dar retornos ágeis conforme a demanda. São ganhos significativos em tempo e tranquilidade para se dedicar à própria empresa.

 

Referências

Lei nº 9.613, de 3 de março de 1998.

O que é o crime de lavagem de dinheiro?

AML Monitor

Crimes de lavagem de dinheiro – monitoramento envolve empresas e profissionais liberais

Lavagem de dinheiro: o que é e como funciona esse crime financeiro?

Compliance nas empresas: o que é e 9 vantagens!