fbpx

Avaliação Interna de Risco: informações que não podem faltar

A Avaliação Interna de Risco é um dos procedimentos de prevenção à lavagem de dinheiro exigidos pelos principais órgãos reguladores. Prevista na Circular 3.978/20, do BACEN, na Resolução 50, da CVM e na Circular 612/20, da Susep, é uma exigência normativa que tem como objetivo identificar e mensurar o risco de utilização dos produtos e serviços da organização na prática da lavagem de dinheiro e do financiamento ao terrorismo. A partir da Avaliação Interna de Risco, é possível desenhar um plano de ação para a mitigação dos riscos encontrados.

Avaliação Interna de Risco: como é realizada na prática?

Para a realização da Avaliação Interna de Risco, é necessário seguir as instruções normativas, que exigem as seguintes classificações de risco:

  • Classificar todos os produtos e serviços da organização em níveis de risco, abrangendo os canais de distribuição e a utilização de novas tecnologias;
  • Classificar as operações e transações em níveis de risco, também abrangendo os canais de distribuição e a utilização de novas tecnologias;
  • Classificar os clientes em níveis de risco;
  • Classificar os funcionários, parceiros e prestadores de serviço terceirizados, bem como suas atividades em níveis de risco.

Ou seja, todas as atividades e pessoas do relacionamento da organização devem ser classificadas em níveis de risco, o que permitirá o desenvolvimento de estratégias para lidar com esses riscos.

A avaliação dos riscos deve considerar a probabilidade e o impacto de sua ocorrência. Além disso, devem ser observadas as listas restritivas nacionais e internacionais de pessoas e de países, bem como as melhores práticas nacionais e internacionais de PLD-FTP.

Todo o procedimento deve ser documentado e revisado periodicamente.

Essas são as informações imprescindíveis para uma adequada Avaliação Interna de Risco, de acordo com as normas editadas pelo BACEN, CVM e Susep. Porém, é evidente que cada uma das normas tem suas particularidades e seu nível específico de detalhamento, então, é importante efetuar uma leitura bem atenta.

É recomendável, ainda, que a avaliação de cada um desses grupos de risco seja feita de forma detalhada, integrada aos sistemas e ferramentas utilizados pela instituição. Também pode ser útil uma visão gráfica, para uma melhor análise do diagnóstico de riscos da organização.

Avaliação Interna de Risco: Tecnologia inovadora

Sua instituição não deseja pagar multas milionárias, muito menos favorecer esquemas ilícitos para lavagem de dinheiro.

Pensando nisso, desenvolvemos a única solução disponível no mercado capaz de dimensionar e identificar riscos jurídicos, financeiros, reputacionais, socioambientais e Pessoas Expostas Politicamente (PEP).

Nossa solução AML Avaliação Interna de Risco, permite a integração com informações cadastrais, reputacionais, comportamentais e de produtos e serviços.

Tenha por meio de dashboards, visões consolidadas de risco de LD-FTP e crie relatórios gerenciais e analíticos que auxiliarão na avaliação de efetividade, um dos principais pré-requisitos estabelecidos pelas normas.