fbpx

AML lança ferramenta de Avaliação Interna de Risco

Em contraponto ao aparente enfraquecimento da Operação Lava Jato, nunca houve uma mobilização tão grande das instituições brasileiras na luta pela prevenção à lavagem de dinheiro, ao financiamento do terrorismo e à proliferação de armas de destruição em massa (PLD-FTP). O Banco Central do Brasil (Bacen), a Superintendência de Seguros Privados (Susep) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) têm incentivado as entidades a tomarem ações cada vez mais efetivas e menos sujeitas a eventuais influências externas.

Alinhados às recomendações do Grupo de Ação Financeira Internacional (GAFI), os três órgãos regulatórios têm liderado e reforçado as ações de PLD-FTP no Brasil, estimulando a conformidade de instituições financeiras e entidades seguradoras às diretrizes do GAFI, com destaque para a Abordagem Baseada em Risco (ABR), que tem como um dos principais pilares de sustentação a Avaliação Interna de Risco de PLD-FTP.

Ciente do enorme desafio que empresas enfrentarão para estar em conformidade com as novas normas, que entraram em vigor em 1º de outubro de 2020, a AML Risco Reputacional, líder nacional no mercado de soluções de prevenção à lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo, lança em setembro a ferramenta AML Avaliação Interna de Risco .

Dividida em cinco pilares de risco, a ferramenta permite que cada instituição defina os próprios parâmetros, customizando a ação de acordo com o negócio e apetite ao risco da empresa – tudo em alinhamento com as diretrizes normativas dos órgãos reguladores e das recomendações do GAFI, permitindo o cumprimento das obrigações dentro dos prazos estipulados pelas novas regulamentações.

“A utilização de uma moderna tecnologia de monitoramento de operações, amparada por uma robusta base de dados reputacionais, somadas a uma experiência de mais de 11 anos de atuação no segmento, coloca a AML Risco Reputacional como líder nacional no fornecimento de soluções e serviços de PLD-FTP. Esses atributos credenciam a AML para também ser líder no fornecimento da solução tecnológica de avaliação interna de riscos, que auxiliará o processo de identificar e mensurar riscos de utilização de produtos e serviços para prática de lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo”, diz Joaquim da Cunha Neto, diretor-executivo da AML.

Vale ressaltar que, após 180 dias da entrada em vigor dos novos normativos, as entidades supervisionadas por Bacen, CVM e Susep (este último órgão tendo seis meses a mais) estarão sujeitas a auditorias a serem realizadas por seus respectivos órgãos reguladores, cujas sanções por descumprimento podem chegar a até R$ 20 milhões por operação. Paralelamente, o GAFI já anunciou para o início de 2021 a realização de visitas de avaliação aos órgãos reguladores e instituições obrigadas, o que impõe ao mercado a necessidade de adequação às novas normas em um curto espaço de tempo.

Entre em contato conosco para entender como a ferramenta AML Avaliação Interna de Risco pode auxiliá-lo na gestão dos riscos em PLD-FTP ante as novas normas.