fbpx

Programa de Integridade como aliado em tempos de pandemia

O enfrentamento da pandemia causada pelo Covid 19 tem gerado, inevitavelmente, uma crise de saúde, econômica e social, cujo impacto provavelmente será vivenciado durante um longo período. Toda crise gera rupturas e transformações, especialmente quando se trata de uma crise de grandes proporções, em que as empresas precisam se reinventar para conseguirem permanecer firmes no mercado.

O grande problema é que no meio de tantas preocupações das empresas, muitas vezes os Programas de Integridade são esquecidos ou até mesmo descartados, para dar lugar a procedimentos de urgência necessários para lidar com os novos desafios. Nas brechas que surgem nesse momento, em decorrência da urgência na tomada de decisões somada à pressão para manter o desempenho comercial, podem entrar fraudes, corrupção, lavagem de dinheiro, entre outras ameaças que seriam barradas pelos procedimentos de controle em outras circunstâncias.

Porém, por essa ótica, o Programa de Integridade e a urgência das ações de enfrentamento da empresa parecem movimentos antagônicos, o que não é verdade. Aliás, o que ocorre na prática é que eles são grandes aliados. Quando a empresa consegue aliar procedimentos de integridade com ações de enfrentamento de crise, os resultados são muito melhores e a imagem da empresa fica preservada e possivelmente ainda mais forte.

Benefícios do Programa de Integridade em período de crise

Mas por que isso acontece? Um Programa de Integridade traz uma série de benefícios, que são essenciais em um momento como esse. Por exemplo, prever e mitigar diversos tipos de riscos, evitar o descumprimento de normas, segurança e confiança na estabilidade da empresa, padronização de procedimentos e comportamentos, sendo que todos esses fatores aumentam a credibilidade da empresa no mercado.

Desafios e Soluções

 

No entanto, é certo que a rotina de um Programa de Integridade em um período de crise é diferente de um período normal. Especialmente se considerar que muitas empresas tiveram que determinar, de forma brusca e inesperada, que os colaboradores atuassem no teletrabalho ou home-office, sem terem tido a possibilidade de estruturar previamente um plano de controle e segurança.

Desse modo, é preciso utilizar a criatividade para adaptar o programa à nova realidade, sem negligenciá-lo, ainda que seja necessário reduzir custos. A integridade está diretamente relacionada com a ética, e, portanto, não precisa de procedimentos muito elaborados para colocá-la em evidência.

Para isso, veja algumas dicas de atitudes simples para serem implementadas, mas que podem contribuir muito nesse processo:

    • Divulgar fortemente as políticas e procedimentos da empresa para funcionários e terceiros, adaptando a linguagem ao momento atual e reforçando os pontos mais importantes para manter a integridade da empresa;
    • Intensificar e reciclar os treinamentos dos colaboradores, reforçando conceitos relacionados à segurança de informações, prevenção de fraudes e prevenção à lavagem de dinheiro. Nesse momento, treinamentos online são uma ótima solução;
    • Investir em plataformas otimizadoras de processos, para dar mais segurança e agilidade aos procedimentos;
    • Verificar a utilização e o funcionamento do canal de denúncias;
    • Garantir que a empresa se adeque aos atos normativos transitórios e permanentes que estão sendo constantemente editados para enfrentamento da pandemia e da crise;
    • Implementar ou reforçar medidas de transparência, especialmente no relacionamento com o setor público;
    • Seguir os direcionamentos apontados pela Controladoria Geral da União (CGU), especialmente aqueles desenvolvidos para o momento atual, como a cartilha “Boas práticas de integridade nas relações público-privadas em tempos de pandemia”.

Dessa forma, é possível adequar o Programa de Integridade para que ele funcione com mais celeridade, sem perder a eficácia e ainda obter uma série de benefícios extremamente importantes para o enfrentamento de qualquer crise. É evidente que é importante ter flexibilidade e bom senso, para tomar atitudes de forma prudente e coerente com a cultura de integridade da empresa.

Lembre-se que o Programa de Integridade é aliado e não inimigo! A empresa deve somar esforços para garantir que ele permaneça sendo respeitado, ainda que com as devidas adaptações.

E se a sua empresa ainda não possui um Programa de Integridade, não aguarde a crise passar! Quanto antes o programa for implementado, mais rápido virão os resultados e benefícios.

Quer saber como a AML pode lhe ajudar para otimizar o Programa de Integridade de sua empresa? Entre em contato com nossos especialistas.