fbpx

Ferramentas para impulsionar as seguradoras no combate a fraudes e na PLD-FTP

 

O maior inimigo do segmento de seguros é a fraude. Ela prejudica não apenas as seguradoras, que acabam obrigadas a elevar o preço das apólices para compensar as perdas, mas também seus possíveis clientes, que se distanciam quando o valor dos serviços encarece demais.

Mesmo com as fraudes, em 2019 o mercado de seguros cresceu 12,1%, fechando o ano com arrecadação de R$ 270,1 bilhões, de acordo com dados da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSEG).

Parte desse aumento ocorre por conta de algumas medidas adotadas por seguradoras, corretoras de seguros e corretores na luta contra os fraudadores. As principais delas consiste na adoção de políticas corporativas eficazes – algo que só é possível quando há investimentos em treinamentos dos profissionais do setor e na aquisição de ferramentas adequadas à Circular Susep 590/19, necessárias para detectar e reprimir as fraudes em todas as etapas do seguro, da subscrição até o pagamento da indenização.

Agora, ao que tudo indica, as empresas do ramo precisarão reforçar o uso de ferramentas para a prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo (PLD/FT), já que em breve sairá o resultado da consulta pública da SUSEP, que visa atualizar as exigências para as seguradoras na atuação em PLD/FT, com base na Circular Susep 445/12 (confira em: Seguradoras a um passo de renovarem suas obrigações no combate à lavagem de dinheiro).

Para auxiliar as empresas e os profissionais de Seguros tanto no combate às fraudes, quanto na PLD/FT, a AML Risco Reputacional oferece soluções tecnológicas desenvolvidas para otimizar os serviços de gestão dos riscos financeiros, regulatórios e reputacionais.

Risk Money Due Diligence – Avaliação e Classificação de risco na subscrição

A ferramenta Risk Money Due Diligence oferece o maior banco de dados reputacional do país, com mais de 1 milhão de perfis CPF e CNPJ, incluindo mais de meio milhão de perfis que compõem a lista PEP mais completa do mercado. Inteiramente adaptado à Abordagem Baseada em Risco (ABR), recomendação nº 1 do GAFI, essa tecnologia apresenta consultas automatizadas via API, score para avaliação interna de risco, beneficiário final e traz ainda, entre seus módulos, mídia negativa, listas internacionais, consultas em diários oficiais e informações socioambientais.

Risk Money Monitor – Detecção de situações suspeitas

Também adaptado à ABR e integrado ao Risk Money Due Diligence, o Risk Money Monitor, com base em informações cadastrais e financeiras, monitora transações para detecção de situações suspeitas de lavagem de dinheiro, financiamento do terrorismo e fraudes. A tecnologia oferece um conjunto de regras de situações suspeitas, gerando alertas sempre que necessários e, posteriormente, um arquivo XML para comunicação ao COAF.

Risk Money Integridade – Due diligence de prestadores de serviço e colaboradores

Já o Risk Money Integridade consiste em uma plataforma online para a realização de processos de due diligence de prestadores de serviço e colaboradores. Alinhado à Lei 12.846 e à Portaria nº 57/2019, ele faz uso de um questionário customizável para Avaliação de Risco que classifica a situação da empresa ou colaborador em graus de risco.

Entre em contato com a AML para conhecer melhor as ferramentas de auxílio na gestão dos riscos regulatórios e reputacionais de sua seguradora ou corretora de seguros.