fbpx

Abordagem Baseada em Risco: conheça a ferramenta de monitoramento de transações mais completa do mercado

Os crimes de lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo podem comprometer a integridade do sistema financeiro. Por isso bancos, corretoras, seguradoras, financeiras e as demais que compõem o setor obrigado precisam adotar medidas diligentes no relacionamento com clientes e terceiros. 

De acordo com as normas regulatórias, estas instituições devem adotar políticas, procedimentos e controles internos compatíveis com seu porte e volume de operações, capazes de atender às exigências previstas na Lei nº 9613/98, revisada em 2012.

As novas exigências dos órgãos reguladores, a exemplo da Circular 3.978/20 do Bacen ou da Instrução 617/19 da CVM, reforçam também a importância dos cuidados que devem permear as relações mantidas pelas instituições financeiras. Elas passam a exigir que as instituições reguladas tenham pleno conhecimento de seus clientes, parceiros de negócio, funcionários e correspondentes, além da compreensão da natureza das atividades, a origem dos recursos e a idoneidade dos recursos.

Neste contexto, o uso da metodologia Abordagem Baseada em Risco (ABR), recomendação número 1 do Gafi, torna mais eficiente o combate e prevenção à lavagem de dinheiro, facilitando o tratamento de riscos identificados, uma vez que possibilita a implementação de ações de PLD-FT proporcionais ao risco de cada cliente. 

Risk Money Monitor trabalha com a metodologia da Abordagem Baseada em Risco 

Ciente da importância da ABR na mitigação de riscos relacionados à lavagem de dinheiro, financiamento do terrorismo e fraudes, a AML desenvolveu o Risk Money Monitor, plataforma de monitoramento de cadastros e transações financeiras para a detecção de situações suspeitas desses crimes. 

Geração de alertas

O sistema foi desenvolvido para atender a todas as instituições do mercado financeiro e aquelas

que estão sujeitas às obrigações impostas pela lei.  De maneira geral, a plataforma facilita a realização de tarefas complexas como a identificação de movimentações financeiras atípicas. Seu uso garante que a instituição receba em um único aviso todas as informações necessárias, ou seja, uma visão completa do quadro a ser analisado. Isso significa que a área de PLD-FT terá em mãos todos os recursos necessários para tomar a devida diligência nos casos detectados pelo sistema.

Destaca-se aqui a geração de alertas que funcionam em sintonia com os enquadramentos estabelecidos pelos órgãos reguladores, produtos, políticas, normas e riscos da instituição.

Um outro ponto relevante tem a ver com a integração de dados fornecidos pelas listas restritivas, como mídia, PEP, terrorismo, entre outras. O Risk Money Monitor também armazena as informações referentes às ações de monitoramento, análises realizadas e comunicações feitas à UIF, o que pode ser útil em casos de auditoria externa ou interna.  

Principais vantagens do Risk Money Monitor

Com uma navegação fácil e intuitiva, o Risk Money Monitor possibilita que a instituição configure as regras de alertas de acordo com a sua realidade, ou seja, o usuário pode estabelecer seus próprios critérios de monitoramento. Além disso, ele facilita a construção de relatórios gerenciais e a gestão dos cadastros.

Quer conhecer mais sobre os benefícios desta solução? Entre em contato com os especialistas da AML, que irão lhe apresentar a ferramenta e esclarecer todas as suas dúvidas.