fbpx

Entenda a importância de estar em regularidade com as questões socioambientais

Após a publicação da Resolução 4.327/2014 do Banco Central do Brasil e do Normativo SARB 14/2014 da Febraban, as instituições financeiras estão compreendendo, cada vez mais, a importância de adotarem a Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA) e não apenas cumpri-la por obrigação. Além de preveni-las de ações penais, a PRSA também ajuda a preservar a reputação da empresa, principalmente após o mercado ter valorizado o conceito de desenvolvimento sustentável.

Esses dispositivos legais atribuem às organizações financeiras o dever de analisar questões de riscos ambientais e de âmbito social, antes de disponibilizarem créditos a terceiros. Desta forma, ao verificar se o cliente/ fornecedor cometeu algum crime como trabalho escravo, trabalho infantil, desmatamento ou poluição, a empresa decide por realizar ou não operações com essas corporações.

Ainda, de acordo com as diretrizes da PRSA, caso conceda empréstimos a um cliente desabonador, o financiador sujeita-se a assumir parte das responsabilidades criminais, pois foi através do crédito por ele disponibilizado que o infrator pôde ter meios para ferir interesses coletivos.


Risk Money Due Diligence, a melhor ferramenta para analisar o risco reputacional de seus parceiros

Desenvolvida pela AML, o Risk Money Due Diligence é a plataforma mais inovadora do mercado de inteligência financeira e reputacional. O banco de dados oferece informações objetivas e filtradas em mais de 25 mil fontes sobre pessoas e organizações envolvidas em crimes econômicos, terrorismo e o seu financiamento, além de conter uma relação de Pessoas Expostas Politicamente (PEP). Também disponibiliza perfis com CPF/CNPJ e identificação de score de risco (ABR), diretriz recomendada pelo GAFI/FAT.

A ferramenta contém 5 listas de pesquisas, sendo uma delas a Lista Socioambiental, a qual reúne informações abonadoras e desabonadoras sobre pessoas jurídicas, em cumprimento à legislação ambiental, social e trabalhista, conforme parâmetros adotados na Política de Responsabilidade Socioambiental.


Quer contratar o Risk Money Due Diligence? Fale conosco!