fbpx

Engajamento sustentável no Risk Money: O módulo de Responsabilidade Socioambiental

O Risk Money Management System, ferramenta desenvolvida pela AML Consulting, acaba de lançar o módulo de Responsabilidade Socioambiental. Com o intuito de atender a Resolução nº 4.327/2014 do Banco Central, a publicação do Normativo SARB nº 14, de 28 de agosto de 2014 da FEBRABAN e visando incorporar possibilidades complementares aos clientes, o novo módulo oferece aos usuários o monitoramento de infrações socioambientais. Além disso, o acesso à plataforma disponibiliza informações abonadoras sobre pessoas jurídicas, uma oportunidade para o usuário acessar de forma prática a imagem reputacional positiva ou negativa de clientes, fornecedores, parceiros e outros.

Segundo o Normativo SARB nº 14 da FEBRABAN, é obrigação da instituição observar a legislação trabalhista, ou seja, infrações que envolvam a saúde, a segurança ocupacional e a existência de trabalho escravo ou infantil. Além disso, o Normativo engloba também questões da legislação social e ambiental, como a exploração sexual, danos ao meio ambiente e apropriação de terras indígenas ou de quilombolas. Dessa forma, a partir de informações capturadas na mídia, o novo módulo disponibiliza o conteúdo relacionado aos casos supracitados para atender a essa regulamentação.

Em outras palavras, o módulo de Responsabilidade Socioambiental oferece informações pertinentes para a verificação do engajamento sustentável de empresas em todos os segmentos. A partir do acesso às informações desse módulo, é possível visualizar efetivamente a credibilidade socioambiental de instituições como referência para futuras decisões, no que diz respeito à contratação de fornecedores, regularidade das atividades de clientes tomadores de crédito e qualidade da gestão dos riscos socioambientais no financiamento de projetos, além da garantia do cumprimento às normas do Banco Central e FEBRABAN, zelo pela imagem da instituição e compromisso com questões tão importantes como as sociais e ambientais.     

Módulo de Responsabilidade Socioambiental da AML Consulting na prática:
• Monitoramento diário de cerca de 20 mil fontes nacionais;
• Cerca de 50 registros inseridos/atualizados diariamente;
• Auxilia as instituições no atendimento ao disposto na legislação e regulamentação socioambiental.