Rede-LAB promove capacitação para o combate à lavagem de dinheiro

Representantes de 43 unidades de Laboratórios de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD) participam, em Brasília, de capacitação em análise de dados bancários, fiscais e patrimoniais


De 4 a 8 de junho é realizado o XVII Curso de Análise LAB-LD promovido pela Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (Rede-LAB). O evento ocorre em Brasília, no Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) da Secretaria Nacional de Justiça.

Participam do curso 43 integrantes da Rede-LAB. O foco é a capacitação dos agentes para a realização de análises de dados complexos. Um exemplo, são os Relatórios de Inteligência Financeira (RIFs) do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) que apontam transações bancárias suspeitas, além de análises fiscais e patrimoniais.

“Os encontros da Rede-LAB são fundamentais para troca de experiências e de metodologias que possam melhorar e garantir maior eficiência ao se realizar investigações que necessitem do cruzamento de dados bancários, fiscais e patrimoniais dos investigados”, ressalta Luiz Roberto Ungaretti, diretor do DRCI/SNJ.

Para o coordenador da Rede-LAB, Leonardo Terra, a capacitação dos integrantes é importante pois permite que todas as unidades LAB-LD possam nivelar conhecimentos e práticas e, assim, atingir melhores resultados.