Polícia Federal assina acordo de cooperação com a Europol


O Diretor-Geral da Polícia Federal, Leandro Daiello, e o Diretor da Europol, Rob Wainwright, assinaram nesta terça-feira (11), um acordo de cooperação estratégica, fruto de um processo de negociação com a União Europeia iniciado em 2014 e que envolveu a Polícia Federal, o Ministério da Justiça e o Ministério das Relações Exteriores.

A finalidade do acordo é estabelecer relações de cooperação entre a Europol e a PF, permitindo a troca de informações operacionais, estratégicas e de inteligência entre a PF e os países da União Europeia.

Dentre as áreas cobertas pelo acordo estão as ações na prevenção e repressão ao crime organizado, em especial os crimes de lavagem de dinheiro, corrupção, crimes cibernéticos e terrorismo. O acordo vai propiciar também a realização de operações conjuntas e treinamentos, bem como a formação de forças-tarefas.

Participou da cerimônia de assinatura do acordo a Embaixadora do Brasil nos Países Baixos, Sra. Regina Dunlop.

Europol

O Serviço Europeu de Polícia (Europol) é uma agência da União Europeia que tem por missão reunir esforços para o combate à criminalidade organizada. A Europol iniciou as suas atividades em 1 de Julho de 1999 e situa-se em Haia, na Holanda.