PF prende 13 em operação contra o tráfico no Polígono da Maconha em Pernambuco


A Polícia Federal está com 160 homens nas ruas de Salgueiro, a 518 km de Recife, onde foi desencadeada a Operação Retomada, contra o tráfico de drogas na região conhecida como o Polígono da Maconha, devido ao intenso tráfico da erva.

De acordo com a PF, no entanto, o enfoque dessa vez é o tráfico interestadual de cocaína, enviada para aquele município, de onde era distribuída para estados vizinhos.

O objetivo da operação, hoje, é cumprir 35 mandados, sendo 15 de prisões temporárias e preventivas e 20 de busca e apreensão. Os mandados foram expedidos pela Primeira Vara da Justiça Estadual de Salgueiro, e a operação conta com o apoio da Polícia Militar.

De acordo com a PF, a rede de traficantes era comandada por Francisco Eudes Victor, integrante de uma facção criminosa em São Paulo, que enviava a cocaína via terreste por caminhões para o Nordeste. A droga era recebida em Salgueiro por Cladyvanio Matias de Carvalho, o Vaninho, que a repassava para distribuição através de transporte de passageiros. A droga ia para as cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) e depois era distribuída para toda a região, segundo a PF.

Treze prisões já foram efetuadas até o momento, mas dois acusados permanecem foragidos. Foram apreendidos, ainda, 14 veículos e quinze motos, de acordo com a assessoria de imprensa da PF em Recife.