PF deflagra operação contra lavagem de dinheiro e evasão de divisas em SP

Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão nesta manhã. Doleiros envolvidos em outras operações da PF são investigados.


A Polícia Federal cumpriu na manhã desta quarta-feira (23) oito mandados de busca e apreensão em uma operação contra a lavagem de dinheiro e evasão de divisas na cidade de São Paulo.

A operação Monte Olimpo investiga a atuação de doleiros que remetem recursos ao exterior através de uma ação conhecida como “dólar-cabo”. O “dólar-cabo” é o modo de envio de dinheiro para o exterior que não passa pelas instituições financeiras.

Os mandados foram cumpridos nos bairros da Vila Nova Conceição, Jardins, Alto de Pinheiros e Perdizes. Foram apreendidos documentos.

As investigações tiveram início em 2013, após a constatação do envolvimento de doleiros já investigados pela Polícia Federal em outras operações, inclusive a operação Farol da Colina, deflagrada em 2004 e a Vitruviano, deflagrada no Mato Grosso, em 2007. Eles utilizavam o nome de um empresário português, que já morreu, para remeter as quantias ao exterior.

Após pedido da PF, foi bloqueada a quantia de R$ 24 milhões que estavam depositados na conta do empresário.

Os investigados poderão ser responsabilizados pelos crimes de lavagem de dinheiro, evasão de divisas e fraude processual, com penas que variam de 3 meses da 10 anos de prisão.