PF cumpre mandados em três cidades de SC contra fraudes em financiamentos habitacionais

Operação Apagão foi deflagrada nesta terça-feira. As investigações da PF apontam que o esquema criminoso gerou uma dívida superior a R$ 26 milhões


A Polícia Federal cumpre seis mandados de busca e apreensão em três cidades de Santa Catarina durante a Operação Apagão deflagrada nesta terça-feira (23) para desarticular grupo criminoso suspeito de obter financiamentos habitacionais mediante fraude, lavagem de dinheiro e inserção de dados falsos em sistema de informação.

De acordo com as investigações da PF, entre 2013 e 2014, foram obtidos diversos financiamentos com apresentação de documentos de comprovação de renda falsos perante a Caixa Econômica Federal, gerando uma dívida superior a R$ 26 milhões, decorrente do não pagamento das respectivas parcelas.

Ainda segundo a polícia, os mandados de busca e apreensão são cumpridos em cinco endereços residenciais e um comercial nas cidades de Florianópolis, São José, na Grande Florianópolis e em Joinville, no Norte catarinense.

Também foi determinado pela Justiça Federal da capital, o bloqueio de valores para ressarcimento da instituição. Até as 8h, a operação estava em andamento.

Conforme a PF, os investigados poderão ser indiciados pela prática dos crimes previstos de obtenção de financiamento mediante fraude, lavagem de dinheiro, inserção de dados falsos em sistema de informações, entre outros.