Operação Démarche da Polícia Federal combate câmbio ilegal


A Polícia Federal realizou na manhã desta quinta-feira a Operação Démarche, para repressão ao câmbio clandestino de moedas, aquele não autorizado pelo Banco Central.
 
Nesta manhã, foram cumpridos três Mandados de Busca e Apreensão expedidos pela Justiça Federal de Belo Horizonte, além de um Mandado de Prisão Preventiva. A Polícia Federal não divulgou o nome dos envolvidos. 
 
O nome da operação, Démarche, da língua francesa, significa providência, diligência que a Polícia Federal assume ante a persistência do investigado, na prática do delito. 
 
O principal investigado nesta operação já foi alvo de outra operação, em 2009, que também buscava reprimir o câmbio ilegal. Naquela época foi identificada a atividade de câmbio clandestina no local de comércio do alvo.
 
Na investigação em curso na capital mineira foram localizados dois novos endereços onde o câmbio estava sendo praticado.
 
Nesta quinta-feira cumpre-se mandado de busca nos três endereços, além de prisão preventiva do investigado, com quebra de seu sigilo financeiro.