Governo quer implementar unidades de combate à corrupção em cada ministério

Onyx Lorenzoni diz que o governo federal vai testar estruturas de combate a corrupção em cada ministérios


O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que o governo federal vai testar estruturas de combate a corrupção em cada ministérios. A princípio, as pastas da Saúde e da Agricultura serão as primeiras a receber os novos dispositivos de controle. As declarações foram dadas durante o Seminário de Abertura do Ano de 2019, promovido pela Revista Voto, no Brasil 21, em Brasília.

A iniciativa foi realizada após conversações da Controladoria-Geral da União (CGU) com a Advocacia-Geral da União (AGU). Lorenzoni chamou as estruturas de “unidades de integridade e combate à corrupção”. “Isso é uma inovação. Nenhum país da América Latina tem isso”, afirmou.

O ministro ressaltou que a estrutura vai trabalhar para mudar a cultura interna para ter “resultados importantes”. “O (ministro da Justiça e Segurança, Sérgio) Moro entra, por um lado, com as reformas legislativas para fazer o combate ao crime organizado e à corrupção endêmica. E o governo, por outro, começa a mudar a cultura”, destacou.

Lorenzoni disse ainda que, antes de implementar em outros ministérios, apenas as pastas de Agricultura e Saúde passarão por uma fase de testes. “Se voluntariaram dois ministérios grandes e com histórico de problemas”, alegou. “Nós deveremos nas próximas semanas implantar, em cada um deles, unidades de integridade e combate à corrupção. Ou seja, o nosso plano é fazer essa experiência piloto nesses dois ministérios. No segundo semestre levar isso para todos os demais ministérios”, acrescentou.