Fraudes e lavagem de dinheiro movimentam US$ 300 bi nos EUA

Dólares: furto de identidades pela internet tem ampliado o alcance e o impacto destes golpes


Washington – Fraudes e lavagem de dinheiro movimentam anualmente 300 bilhões de dólares nos Estados Unidos, e quase a metade provém de golpes contra o sistema de saúde e o fisco, revela um relatório publicado nesta sexta-feira pelo departamento do Tesouro.

As fraudes contra o governo federal, envolvendo especialmente falsas declarações de renda e pedidos de pagamento de seguro médico para carentes e idosos, "são ao menos duas vezes mais importantes" que o dinheiro obtido com o tráfico de drogas, destaca o documento.

O furto de identidades pela Internet tem ampliado o alcance e o impacto destes golpes, assinala o departamento do Tesouro.

Segundo o documento, o tráfico de drogas gera cerca de 64 bilhões de dólares anuais em dinheiro vivo, e grande parte desta droga passa pelo México.

"Apesar de ser necessário e onipresente, o dinheiro em espécie é um instrumento monetário que não deixa rastros que possam apontar sua origem, seu proprietário ou sua legalidade", destaca o relatório.

Outro relatório, que avalia os riscos de financiamento do terrorismo, estima que os Estados Unidos tornaram muito mais difícil o uso do sistema financeiro nacional por parte de organizações terroristas.