Evento do Sebrae discute ética, transparência de integridade nas empresas


Mais atuais do que nunca, temas como ética, transparência, integridade nas empresas, compliance, compras governamentais, Lei Anticorrupção – 12846 que dispõe e regulamenta sobre atos lesivos contra a administração pública -, todos esses temas serão discutidos no seminário “Ser Empresa”, que o Sebrae organiza em Rondonópolis e Cuiabá, respectivamente, nos dias 17 e 24/11.

A analista técnica do Sebrae MT, Ilma Castro, da Gerência de Assuntos Jurídicos e Gestão de Riscos, destaca que existem três momentos no relacionamento entre a empresa privada e pública que são considerados críticos quanto à possibilidade de atos lesivos à administração pública. São eles: licenciamentos, licitações e fiscalização. Ela ressalta que é possível ser uma empresa lucrativa dentro da lei e que o seminário vai mostrar como o compliance é fundamental para gerar bons resultados nas compras e vendas, entre pequenas empresas e grandes clientes. “O compliance é uma nova cultura de gestão empresarial que escolhe a opção de ser legalmente transparente, íntegra e ética, trabalhando na visão de perenidade e não de oportunismo. Esta é uma forma segura de abrir oportunidades de negócios com clientes públicos e privados”, reforça.

O seminário “Ser Empresa” em Rondonópolis será nesta quinta-feira, 17/11, no auditório da agência Sebrae na cidade, a partir das 18 horas. Na programação, dois painéis. O primeiro “Compliance nos pequenos negócios: Desafios da aplicação da Lei Anticorrupção”, com a analista técnica do Sebrae MT, Ilma Castro. O segundo painel, a ser conduzido por Zaira de Melo, gerente de Administração do Sebrae MT, será sobre “Ambiente favorável para os pequenos negócios: Compras Governamentais e REDESIM”.

Em Cuiabá, o evento está agendado para o dia 24/11, a partir das 18 horas, no auditório Clóves Vettorato, no Palácio Paiaguás (Rua C, s/n – Centro Político Administrativo), vai contar com vários participantes em cada painel. O primeiro – “Compliance nos pequenos negócios: Desafios da aplicação da Lei Anticorrupção” – terá a participação de Vinícius Santana, do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF); Claudia Taya, do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União; Gilberto Socoloski, do Sebrae Nacional; Wagner Figueiredo, da Ausec Automação e Segurança, que vai apresentar a experiência positiva de sua empresa; e Matheus Cunha, do Gabinete de Transparência e Combate à Corrução de Mato Grosso.

O segundo painel, “Um ambiente favorável para os pequenos negócios: Compras Governamentais e REDESIM”, cai contar com a participação da gerente de Administração do Sebrae MT, Zaira Mello; de Kleberson Souza, do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União – Regional Mato Grosso; Aparecido Rudnick, da prefeitura de Campo Verde; e Julio Modesto, Secretário de Estado de Gestão de Mato Grosso.

O evento conta com apoio do Governo de Mato Grosso, através do Gabinete de Transparência de Combate à Corrupção (GTCC), do Tribunal de Contas da União (TCU), e Governo Federal, através do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone 0800 570 0800 ou no site www.mt.sebrae.com.br