Combate à corrupção e à lavagem de dinheiro é um dos temas do XXI Congresso Notarial Brasileiro


O XXI Congresso Notarial Brasileiro que ocorrerá entre os dias 7 e 10 de setembro, em Belo Horizonte (MG), abordará a questão do combate à corrupção com a palestra “Participação do Notário no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro”. O debate será no dia 9/9, das 11h às 12h. Confira a Programação Oficial ).

Uma das presenças confirmadas no Congresso é a do deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS), presidente da Comissão de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro da Câmara dos Deputados. Ele conheceu na última quarta-feira, dia 27, as propostas do Colégio Notarial do Brasil sobre o tema em reunião com Filipe Andrade Lima Sá de Melo, coordenador da Comissão do Combate à Lavagem de Dinheiro do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal e Luiz Carlos Weizenmannn, vice-presidente do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal.

O tema do debate vai ao encontro da campanha “10 Medidas Contra a Corrupção”, proposta em 2015 por procuradores da República que integram a equipe de investigação da Operação Lava-Jato.

As medidas foram sugeridas pelo Ministério Público Federal e preveem penas mais severas para crimes de enriquecimento ilícito, reforma no sistema de prescrição penal e agilidade à fase inicial de ações de improbidade administrativa com a adoção de uma defesa inicial única.