Bope prende líder do Comando Vermelho no Complexo do Chapadão

Fu da Mineira e outros cinco traficantes eram de facção rival à do traficante Playboy, morto pela polícia no sábado (8)


O Batalhão de Operações Especiais (Bope) prendeu nesta terça-feira (11) o traficante Ricardo Chaves de Castro Lima, o Fu da Mineira, durante operação no Complexo do Chapadão, no Rio de Janeiro. Complexo de favelas fica próximo ao Complexo da Pedreira, onde o traficante Playboy foi morto no último sábado (8) e está ocupado pela Polícia Militar desde então. Fu é considerado um dos líderes da facção Comando Vermelho – rival da ADA (Amigos dos Amigos), facção de Playboy – e estava refugiado no Chapadão.

Segundo o Bope, além de Fu, foram presos também seu primo Cláudio José de Souza Fontarigo, o Claudinho da Mineira, Eduardo Luís Paixão, o Duda 2D, Rafael Silva Gomes, o Guerreiro do Chapadão, Robson Aguiar de Oliveira, o Binho do Engenho, e César Augusto Alta de Araújo, o PQD. Todos foram encontrados em uma casa na comunidade com armamento pesado e foram levados para a 39ª Delegacia de Polícia, na Pavuna. O batalhão não informou mais detalhes sobre a operação.

Fu e Claudinho estavam foragidos desde agosto de 2013, após ficarem quase 20 anos presos em vários presídios estaduais e federais, quando fugiram ao passar para o regime semiaberto, de acordo com o G1. A recompensa por informações que levassem a sua prisão e de seu primo era de R$ 10 mil para cada um dos criminosos.

Recentemente, os dois tentavam recuperar o controle do tráfico da Mineira, além de terem conseguido vencer a disputa pelos pontos de venda de drogas nas comunidades da Coroa, Fallet, Fogueteiro, Escondidinho, Prazeres e parte do Complexo do Chapadão (a outra parte era controlada por Playboy), de acordo com O Globo.