Benfica é investigado por lavagem de dinheiro em contratação de brasileiro

Agentes da Polícia Judiciária portuguesa averiguam a negociação do goleiro Julio César, ex-Botafogo, contratado junto ao Belenenses em 2010


Agentes da Polícia Judiciária portuguesa averiguam a contratação do goleiro brasileiro Julio César, ex-Botafogo, pelo Benfica, contratado junto ao Belenenses por 900 mil euros em 2010. Dois jornais lusos apontaram que a equipe está sendo investigada por lavagem de dinheiro e fraude fiscal. A notícia também relaciona este caso com a contratação do goleiro espanhol Roberto, que foi contratado junto ao Atlético de Madri, no ano passado, por 8,5 milhões de euros.

No entanto, o porta-voz do clube de Lisboa desmentiu que o Benfica se encontre sob investigação judicial por irregularidades em suas contas, como publicou a imprensa portuguesa nesta quinta-feira. Segundo o diretor de comunicação do clube, João Gabriel, o investigado pelas autoridades, no caso, é o jogador e não o clube.

– Em função das notícias que hoje são publicadas na imprensa, a Polícia Judiciaria devia esclarecer efectivamente o que veio fazer, mas aquilo que os investigadores pediram foi a documentação relativa à transferência de Júlio César e nomeadamente os comprovantes de liquidação da mesma. Portanto, o alvo da investigação foi Júlio César. Ficou claro, para nós, que não foi o Benfica – disse.

O clube também emitiu um comunicado oficial em que se compromete a auxiliar nas investigações. O presidente do clube, Luís Filipe Vieira, foi outro que comentou a polêmica, em declarações ao jornal "A Bola", de Portugal.

– Estamos aqui há 11 meses e isso é um processo com algum tempo. O que passou na transferência do jogador do Belenenses para o Benfica é uma coisa que não temos nenhum tipo de conhecimento. Se foi tudo feito dentro da honestidade ou não. Esperamos que sim. Isto é uma situação pela qual preferia não estar passando – completou.

A equipe de reportagem do GLOBOESPORTE.COM tentou contato com goleiro, mas não obteve resposta. Curiosamente, segundo a imprensa de Portugal, o Benfica já está de olho em outro arqueiro brasileiro: Renan, do Avaí, que já foi, inclusive, convocado para a Seleção Brasileira.