Bancos e seguradoras precisam ter cuidado com criptoativos, diz BoE

"Em sua curta história, os ativos de criptoativos exibiram alta volatilidade e falta de liquidez", disse o Banco da Inglaterra (BoE) nesta quinta-feira


Londres – Bancos e seguradoras devem ter cuidado com criptoativos, já que podem ser altamente voláteis e vulneráveis a fraudes, disse o Banco da Inglaterra (BoE) nesta quinta-feira.

Sam Woods, vice-governador do BoE responsável por supervisão financeira, disse que a gama de produtos e participantes do mercado ligados a criptoativos cresceu rapidamente.

“Em sua curta história, os ativos de criptoativos exibiram alta volatilidade de preços e relativa falta de liquidez”, disse Woods em carta aos executivos de bancos e seguradoras.

“Os critpoativos também levantam preocupações relacionadas à má conduta e à integridade do mercado – muitos parecem vulneráveis à fraude e manipulação, bem como aos riscos de lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo”.

O BoE espera que as empresas informem o seu contato de supervisão habitual de qualquer exposição ou atividade planejada de criptoativos numa base ad hoc, juntamente com uma avaliação dos riscos associados à exposição pretendida.