Aumenta procura por cursos de prevenção à lavagem de dinheiro

Houve um aumento de 61% na procura pelo curso em instituição especializada


A constante descoberta de políticos e executivos envolvidos em escândalos de corrupção na Operação Lava Jato tem deixado as empresas mais atentas à necessidade de preparar seus profissionais para identificar indícios de crimes e saber como agir em situações suspeitas. Um dos sinais dessa transformação silenciosa é o aumento de inscritos em cursos de prevenção e combate a esse tipo de prática.

Em 2016, a AML Consulting, empresa especializada em soluções de prevenção à lavagem de dinheiro e conhecida como o maior bureau reputacional do país, registrou um aumento de 61% na procura por seu Curso Avançado de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro.

De acordo com as inscrições na turma deste ano, houve um aumento de 61% na procura pelo curso, o que mostra o quanto as instituições estão atentas às regulamentações vigentes e as melhores práticas de prevenção e combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.

O curso acontece há sete anos e aborda os aspectos teóricos e práticos necessários para a excelência nas atividades de prevenção e combate à lavagem de dinheiro, bem como oferece exercícios práticos que simulam a elaboração de dossiês com base na avaliação dos perfis de clientes e de suas transações financeiras. Além disso, as turmas contam com um número de vagas reduzido para que o acompanhamento educacional seja assertivo e eficaz para todos os participantes.

“Os profissionais que atuam na área de prevenção e combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo necessitam de capacitações de qualidade e constantes atualizações em relação à legislação e às normas de mercado”, explica Alexandre Botelho, sócio-diretor da AML Consulting e especialista em Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Fraudes.

A qualificação de colaboradores do segmento econômico e ­financeiro é primordial para a efetivação de ações que evitem não apenas a lavagem de dinheiro, mas, sobretudo o zelo pela imagem reputacional da instituição.