Antonio Ferreira de Sousa é o novo presidente do Coaf

Ferreira já era o substituto do antecessor, Antônio Gustavo Rodrigues, que se aposentou


Foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (03/05) a nomeação do novo presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). No lugar de Antônio Gustavo Rodrigues, que se aposentou, o cargo passa a ser ocupado pelo economista Antônio Carlos Ferreira de Sousa.

Ferreira de Sousa já era o presidente substituto do COAF antes de assumir a titularidade e exercia também o cargo de diretor de Inteligência Financeira e Supervisão. Está no Ministério da Fazenda desde 2003. Antes, entre 1989 e 2003, Ferreira foi consultor de diretoria na Caixa Econômica Federal, além de gerente de várias agências.

O novo presidente é diplomado em MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas – FVG. Entre os cursos de aperfeiçoamento destaca-se o Curso Superior de Política e Estratégia, concluído o ano passado Escola Superior de Guerra.

Como diretor no Coaf, teve como principais funções a produção de inteligência para a prevenção e o combate à lavagem de dinheiro e do financiamento ao terrorismo e supervisionar setores econômicos sob a responsabilidade do órgão.