16,5% dos prefeitos eleitos são citados como envolvidos em crimes, diz consultoria

Quase uma centena teria participado de atos de corrupção


Dos 11.171 prefeitos e vice-prefeitos eleitos em 2016, 1.833 estariam envolvidos em crimes de diferentes naturezas, apontou um levantamento realizado pela AML Consulting, empresa especializada em prevenção à lavagem de dinheiro. Dos envolvidos em crimes, 99 são acusados de corrupção. A consultoria considerou como envolvidos os citados pela mídia.

Os prefeitos, inclusive, ocupam o cargo mais envolvido em crimes econômicos, apontou a AML, seguidos pelos vereadores, deputados federais, deputados estaduais e vice-prefeitos. Dos 57.949 vereadores eleitos em 2016, 2.110 estariam envolvidos em crimes. Desses, 163 em corrupção.

Na base de dados da AML, há 714 mil pessoas físicas e empresas identificadas que requerem atenção especial na hora de fechar negócios. Dessas, 281 mil são consideradas pessoas expostas politicamente – titulares de cargos eletivos ou nomeados ou pessoas relacionadas, como sócios e familiares. Dessas 281 mil pessoas, 29.139, ou 10,3%, estão ligadas a crimes econômicos, como corrupção e peculato.

A consultoria levantou também os dados relativos à operação Lava Jato. Segundo o estudo, há mais de 11 mil pessoas físicas e jurídicas envolvidas nas investigações. Desse total, 916 ocupam cargos públicos, sendo que 522 foram eleitos diretamente pela população. Na lista, há 223 pessoas expostas politicamente do Distrito Federal, 75 de São Paulo, 74 do Rio Grande do Sul, 65 do Rio de Janeiro e 57 da Bahia. Os deputados federais são os mais envolvidos na Lava Jato, seguidos por senadores, prefeitos, deputados estaduais e vereadores.

“A análise de dados evidencia um ambiente hostil para empresas atuarem no Brasil”, conclui Alexandre Botelho, sócio-fundador da AML Consulting. “Trata-se de um ambiente pautado por interesses individuais, com decisores de leis e processos regulatórios trabalhando em causa própria e gerando um cenário de instabilidade jurídica e econômica de forte impacto no mercado”, avalia.

Publicado também em:

Informe Municipal

http://www.informemunicipal.com.br/165-dos-prefeitos-eleitos-sao-citados-como-envolvidos-em-crimes-diz-consultoria/