14 são presos no PR em operação de combate ao tráfico de drogas

Prisões ocorreram em dez cidades do estado: Curitiba, Pinhais, Piraquara, Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Campina Grande do Sul, Antonina, Foz do Iguaçu, Cascavel e Prudentópolis


Quatorze pessoas foram presas no Paraná, nesta terça-feira (26), durante uma operação de combate ao tráfico de drogas feita pelas policias Civil e Militar e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Paraná (MP-PR).
 
As prisões ocorreram em dez cidades do estado: Curitiba, Pinhais, Piraquara, Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Campina Grande do Sul, Antonina, Foz do Iguaçu, Cascavel e Prudentópolis. Segundo a PM, todas as pessoas presas fazem parte de uma quadrilha, que tem ramificações em várias partes do estado. Dois quilos de crack foram apreendidos, até as 20h.
 
A Justiça também expediu mandados de prisão contra cinco pessoas que foram presas na semana passada. Com essas prisões, 19 pessoas já tinham sido detidas durante a Operação Koller, até as 20h, de acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Militar. Além das prisões, foram cumpridos 14 de busca e apreensão.
 
De acordo com o MP-PR, os cinco presos comandavam o tráfico de dentro da cadeia. Eles receberam nova voz de prisão por envolvimento em tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Por enquanto, eles foram levados para os Centros de Triagem, em Piraquara, na região metropolitana.
 
Segundo o Gaeco, os criminosos transportavam principalmente crack da fronteira com o Paraguai para Curitiba e região metropolitana, onde o produto ilícito era distribuído. A quadrilha vinha sendo investigada desde maio.
 
Prisões anteriores
 
Em junho, foram presas duas pessoas em Pinhais, em uma oficina mecânica, e com eles apreendidos nove quilos de crack, uma pistola calibre 380 e duas caixas de munição, que somaram 100 cartuchos. Em Cascavel, no mês de julho, um homem foi preso com 14 quilos de crack na continuidade da Operação. Já no último sábado (23), o chefe da quadrilha foi preso em Curitiba. Ele estava vindo de Foz do Iguaçu com documentação falsa.
 
Balanço
 
Considerando as prisões desta terça-feira e as anteriores, 23 pessoas já foram presas desde o início da Operação. Também foram apreendidos aproximadamente 30 quilos de crack, dois quilos de cocaína, 100 gramas de maconha, duas pistolas calibre 380, diversos equipamentos eletrônicos – como computadores, celulares, entre outros. Foram apreendidos ainda extratos bancários, correspondências e outros documentos que caracterizam os crimes de lavagem de dinheiro e tráfico de drogas.