Risk Money Database atinge meio milhão de perfis cadastrados

O Risk Money Database já ultrapassou a marca de meio milhão de perfis cadastrados. A base de dados é a mais completa do mercado e fornece informações sobre pessoas e empresas que requerem especial atenção. A AML Consulting continua inovando e adicionou à ferramenta o módulo de gestão de risco socioambiental. “As informações deste módulo apoiam os nossos clientes na gestão das questões socioambientais, quando observados os aspectos legais e regulatórios”, explica Alexandre Botelho, sócio-diretor da AML Consulting e especialista em prevenção à lavagem de dinheiro e fraudes.

O módulo socioambiental atende aos requisitos da Resolução BC 4.327/14 e do Normativo SARB 14/2014. Este é o único módulo que traz informações abonadoras e desabonadoras. De um lado, indica pessoas e empresas que violaram a legislação socioambiental, o que pode representar sério risco para as instituições do mercado financeiro, tanto do ponto de vista de crédito, quanto reputacional. O referido módulo traz informações sobre sanções, autuações, multas e condenações aplicadas a pessoas físicas e empresas.

Por outro lado, valoriza quem tem compromisso sério com a sustentabilidade e com a responsabilidade socioambiental. “Estes dados auxiliam, por exemplo, na escolha de clientes, fornecedores, prestadores de serviços, parceiros e projetos”, explica Botelho.

A equipe da AML Consulting analisa diariamente milhares de informações capturadas na mídia e em outras fontes qualificadas para compor a base de dados da ferramenta. Além da agilidade e da análise apurada, outro pilar importante para a empresa é a inovação. “Fazemos upgrades e inovações constantes de acordo com as necessidades dos nossos clientes”, explica Botelho. “Assim, a ferramenta está sempre atualizada em relação às demandas do mercado.”

O Risk Money Database apresenta uma série de diferenciais que oferecem mais segurança para as tomadas de decisões do mercado financeiro e dos demais setores atendidos. Conheça alguns deles:

• monitoramento diário de cerca de 20 mil fontes nacionais;

• cerca de 500 perfis inseridos/atualizados diariamente;

• o módulo de Listas Restritivas Nacionais é o único do mercado que traz informações sobre os beneficiários finais;

• apresenta lista contendo as operações da Polícia Federal, bem como a relação de pessoas envolvidas em cada uma delas;

• a Lista de Pessoas Politicamente Expostas (PEPs) é a maior base do mercado. Está dividida entre PEPs oficiais (previstos em regulamentação) e não oficiais (membros de partidos políticos e outros órgãos e cargos não previstos na regulamentação). Também indica com precisão os graus de relacionamento, como “pai”, “irmão”, “avô”, “primo” e “comparsa”;

• apresenta as informações das principais listas internacionais, como OFAC, ONU, União Europeia e CSNU;

• permite a realização de pesquisas sobre processos judiciais, através de buscas qualificadas em diversos Diários Oficiais;

• auxilia as instituições no atendimento ao disposto na legislação e regulamentação socioambiental.