Conheça seu cliente: como escolher a ferramenta de consulta adequada?

Descubra qual é a melhor opção para pesquisa reputacional e classificação de risco de clientes

Quem atua nas áreas de PLD-FT e Compliance, conhece bem os desafios enfrentados pelas empresas, especialmente as do setor financeiro, para atender às determinações impostas pelas leis que tratam do combate aos crimes de lavagem de dinheiro, financiamento do terrorismo e corrupção. De acordo com a legislação vigente, estas instituições precisam criar sistemas de Controles Internos, capazes de inibir o uso de seus serviços e produtos para a prática de atos ilícitos, além do controle nos processos de aceitação de clientes, parceiros e fornecedoresOu seja, elas devem adotar uma série de medidas de segurança, antes e durante a relação de parceria.  

Porém, considerando as características das instituições que atuam neste segmento, – quantidade de clientes, volume de informação a ser analisada, quantidade de fontes a serem pesquisadas – realizar esta tarefa, de forma manual, é quase impossível. Sendo assim, como escolher a melhor ferramenta para auxiliar neste trabalho? Quais características ela deve ter? 

Em primeiro lugar, a ferramenta escolhida deve garantir alto índice de assertividade, em meio a grandes volumes de informação, para que o profissional de PLD-FT não perca tempo em análise de falsos positivos. Para isso, é interessante que a plataforma utilize Metodologia de Abordagem Baseada em Risco (ABR), prevista na recomendação nº 1 do GAFI Esta metodologia garante que os controles implementados, em cada caso, sejam proporcionais aos riscos identificados, assim as situações não são mais tratadas de maneira genérica, pois um tipo de movimentação, por exemplo, pode ser suspeito para um cliente, mas não para outro 

Além da assertividade, é importante uma plataforma de pesquisa com um banco de dados robusto, atualizado e eficiente, que possibilite a busca, em casos de exposição na mídia, na época da divulgação dos fatos.

pexels-photo-164634-5040870Além de incluir listas restritivas, sempre com nomes de empresas e sócios. Tudo isso para auxiliar no processo de identificação do beneficiário final.  

Sabe-se que o setor financeiro precisa ficar atento às listas PEPs (Pessoas Expostas Politicamente). Sendo assim, opte pela ferramenta que possua umlista completaque forneça perfis de titulares, e relacionados, em todo o território nacional.  

Além de todas estas características, a plataforma também precisa apresentar dados que possam auxiliar as instituições na identificação de empresas que cumpram com a legislação trabalhista, social e ambiental, conforme parâmetros adotados pela Política de Responsabilidade Socioambiental. Até porque nenhuma instituição quer ver seu nome envolvido com trabalho escravo, ou desastres ambientaisquestões que podem causar prejuízos irreparáveis a sua imagem.        

Você já sabe qual ferramenta de monitoramento de clientes escolher?

AML oferece o Risk Money Due Diligence, o maior e mais assertivo banco de dados da América Latina, utilizado para aplicação de ações de background check e para mitigação de risco legal e reputacionalA plataforma utiliza a metodologia ABR, garante mais de 99% de assertividade na atribuição de CPF e CNPJ, atualiza dados em tempo real, tem a lista PEP mais completa do mercado, além da mineração de dados realizada por especialistas.