10 benefícios do Risk Money Due Diligence, maior banco de dados reputacional do mercado

Entenda a importância do gerenciamento de riscos e descubra como a AML pode ajudar a sua empresa

 

Todo negócio envolve incertezas e riscos que podem causar prejuízos financeiros, implicações legais e danos na reputação. Para prevenir estes eventos, que podem estar relacionados a problemas externos ou internos, as empresas adotam um conjunto de ações estratégicas.
Sob este prisma, destaca-se a importância do trabalho desenvolvido pelas áreas de PLD-FT, Governança Corporativa, Compliance, Controles Internos e Anticorrupção. Por meio delas, as instituições garantem não somente o bom funcionamento das atividades mercadológicas, mas também o cumprimento de legislações específicas.

Os escândalos de corrupção revelados pela Lava Jato serviram como um sinal de alerta para as empresas do setor financeiro. De acordo com levantamento da Operação, parte dos 20 bilhões desviados foi ou será “lavado” em algum momento através da estrutura do sistema financeiro.

Neste contexto, os rumos das instituições financeiras devem estar em sintonia com os instrumentos normativos da Lei nº 9613/98, revisada em 2012, que trata sobre a lavagem de dinheiro e prevenção do uso do sistema financeiro na prática deste crime. Com base nela, bancos, financeiras, corretoras, seguradoras e o mercado de bens de luxo são obrigados a adotarem procedimentos de identificação de clientes e manutenção de dados atualizados, assim como o registro de transações feitas acima do valor estipulado pelo órgão fiscalizador. Além do monitoramento de atividades e operações que apresentam fortes indícios de ilegalidade e a devida diligência de terceiros.

Outras normas também se relacionam com este tema como, a Lei nº 12.846/2013 (Lei da Empresa Limpa), mais conhecida como Lei Anticorrupção, e a Lei 13.260/2016, que trata sobre o terrorismo e o seu financiamento. As instituições financeiras também precisam se adequar às exigências do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), e atender às regras das circulares dos órgãos reguladores.

Os criminosos e todos aqueles que cometem infrações penais relacionadas a lucros ou a vantagens financeiras indevidas, recorrem ao uso de contas bancárias para movimentar o dinheiro, por isso o gerenciamento de risco neste setor precisa ser baseado em políticas que não visam somente o cumprimento de regulamentações, e sim o compromisso de contribuir com a descapitalização do crime organizado.

Conheça os dez benefícios da solução Risk Money Due Diligence

O trabalho dos profissionais das áreas de PLD-FT pode ser facilitado com o uso de uma solução inteligente, indicada para aplicação de ações de background check, em conformidade com a metodologia de Abordagem Baseada no Risco (ABR).

Conheça a seguir, dez benefícios do Risk Money Due Diligence, maior e mais assertivo banco de dados reputacional da América Latina.

 

1.  Mais de 99% de assertividade na atribuição de CPF e CNPJ

Este alto índice de assertividade contribui na qualidade da avaliação de cadastros, eliminando a quantidade de falsos positivos. Na prática, significa que a pesquisa reputacional de clientes será mais rápida e mais segura.

2.  Ampla cobertura

Fazemos o monitoramento de mais de 30 mil fontes, incluindo listas nacionais e internacionais e exposição na mídia.

3.  Score de risco

A solução Risk Money Due Diligence possibilita um tratamento diferenciado para cada cliente, de acordo com o grau de risco que ele representa quanto à lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo. 

4.  Quantidade de falsos positivos

Ela apresenta menos de 10% de falsos positivos nos módulos Crimes e Infrações Patrimoniais, Pessoas Expostas Politicamente (PEPs), Crimes e Infrações Socioambientais. 

5. Consultas automatizadas

O Risk Money Due Diligence possibilita integração com outras plataformas, este processo possibilita a verificação de grandes volumes de dados em poucos segundos.

6.  Base robusta

O banco de dados reputacional do Risk Money Due Diligence possui mais de um milhão de perfis cadastrados, garantindo mais segurança nas consultas e nas ações de monitoramento de clientes, assim como os processos de análise de risco de contrapartes envolvidas em operações ou transações.

7.  Dados tratados

A AML possui uma equipe de especialistas que atualizam diariamente as informações contidas no Risk Money Due Diligence. Eles capturam, avaliam e criam um perfil para cada CPF ou CNPJ, categorizando os dados em dos cinco módulos. Isso possibilita o acesso a informações relevantes de acordo com a necessidade da instituição.

8.  Busca na época da divulgação dos fatos

Nos módulos de crimes econômicos e lista PEP, a pesquisa pode ser realizada através de filtros como: empresa, nome dos sócios ou período. Em casos de pessoas jurídicas, pode ser realizada a consulta através do quadro societário com o CPF de cada sócio.

9.  Lista PEP mais abrangente do mercado

Ele possibilita o acesso a lista PEP (Pessoas Expostas Politicamente) de abrangência nacional com perfis de Titulares e Relacionados. Além de atender todas as exigências da legislação e regulamentações vigentes e as melhores práticas estabelecidas por entidades internacionais.

10.  75% dos perfis com CPF e CNPJ na lista de crimes infracionais e patrimoniais

Sua base é composta por 75% dos perfis com CPF e CNPJ na lista de crimes infracionais e patrimoniais. Isso significa que a sua equipe terá mais segurança na hora de avaliar a idoneidade dos clientes e parceiros comerciais. 

Você gostaria de conhecer um pouco mais sobre esta solução? Fale com a equipe da AML e agende uma visita.